FONTE: Miguel Torres

38E7F572-DF36-4ACA-93C1-37D794738892_Miguel-Ato-Zona-Leste-2009-“A direção da Força Sindical vem a público repudiar as tentativas, com ranço autoritário, de inibir e criminalizar os movimentos sociais no País. Artifícios como multar, e buscar soluções nas instâncias da Justiça, é uma forma ditatorial de amordaçar as legítimas manifestações organizadas pelos sindicatos, associações e movimentos populares.

O governo, atropelado pela pressa, está, infelizmente, caindo no terreno da intolerância, através de suas atitudes com viés autoritário, para calar as livres e legítimas manifestações de rua. A prisão do líder do movimento grevista dos policiais da Bahia, bem como bloquear contas de associações de policiais de Pernambuco, são atitudes típicas de um governo que não aceita as livres manifestações.

Não restam dúvidas de que tais atitudes nada mais são do que tentativas do governo de reprimir as demandas da população. Aproveitando-se do atual momento de aumento de legítimas greves e atos por melhorias no País, setores do governo visam unicamente criminalizar as manifestações e atos públicos reivindicatórios.

O bom senso pede que as ações sejam debatidas com racionalidade, baseadas no princípio da razoabilidade. O governo precisa entender que a livre manifestação é um dos princípios da democracia, que tem como um de seus pilares o debate ao contraditório.

Vale ressaltar que a livre manifestação está resguardada na Constituição brasileira. É importante destacar que vandalismo em atos públicos, ou em quaisquer outras situações, são inaceitáveis. Precisamos estar vacinados contra o vírus das tentações autoritárias.

A Força Sindical defende manifestações democráticas e pacíficas, como as que realiza há mais de 22 anos”.

Miguel Torres é Presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes