1-20121007_195029O Observatório Cidadão de Piracicaba (SP) lança na próxima quarta-feira (30) o programa “De Olho nas Metas”, que vai monitorar os compromissos de campanha assumidos pelo prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) nas eleições de 2012. Serão 26 promessas relativas a meio ambiente, saneamento, mobilidade urbana, transparência e participação.

A apresentação acontecerá no Sesc Piracicaba, às 19h, e os ingressos podem ser retirados gratuitamente a partir das 18h. No evento será divulgada uma avaliação feita pelo Observatório sobre o que foi realizado pelo Executivo em 2013. A ideia é fazer o balanço todo ano.

“Reforçando a linha de ação do Observatório Cidadão, vamos oferecer um novo mecanismo de transparência e controle social das ações do poder público”, disse Renato Morgado, membro da entidade. O Observatório não antecipou dados sobre as análises já realizadas.

Além da apresentação do sistema e da avaliação relativas a 2013, na quarta-feira à noite haverá também a palestra de Américo Sampaio, que é assessor do programa Cidades Sustentáveis, que discutirá a importância das metas para a gestão pública municipal.

O Observatório Cidadão é uma organização formada por sete instituições de Piracicaba e, segundo seus idealizadores, foi criado com a proposta de facilitar o acesso às informações divulgadas pelo poder público. A entidade faz relatórios e avaliações sobre a transparência pública e a gestão municipais.

FONTE: G1 Piracicaba e Região