_MG_8643-tratada

Já está em funcionamento o Trailer Odontológico do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba. Parte do projeto Sorriso Cidadão, o trailer atenderá instituições de ensino e entidades no município.

O projeto é uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba em parceria com as empresas Hyundai, Mobis, Dymos, Hysco, THN, Dongwon, Doowon, Hwashin, Hanil Automotive e MS Brasil. Também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba e amplo suporte técnico da Sindi Odonto.

Para José Florêncio, o Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “o trailer é uma extensão do amplo atendimento odontológico que realizamos na sede do Sindicato, que disponibiliza 10 consultórios modernos”, destacou.

Os primeiros atendimentos serão realizados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de 28 de julho a 1º de agosto, na Escola Municipal Ruth Cardoso, popularmente conhecida como Escola do Cantagalo, que atende crianças de 4 meses a 5 anos, em período parcial ou integral.

Com atendimento médio de 100 crianças por semana, o Trailer Odontológico conta com profissionais capacitados e possui a mesma estrutura que um consultório fixo. Está equipado com cadeira, mocho, aparelho de raio-x, autoclave (esterilização), negatoscópio (para visualizar as imagens de raio-x, ar-condicionado, avental de chumbo, EPIs (equipamentos de Proteção Individual constituído por gorro, óculos de proteção, avental, luva, máscara), armários com nichos para armazenamento de instrumental, fotopolimerizador (fixação de resinas), alta rotação (máquina) e duas pias (uma para lavar as mãos e outra para lavagem de instrumental).

Para os atendimentos, a direção da Escola enviou um formulário para que os pais autorizassem o procedimento odontológico no Trailer, que tem estrutura para realização de restaurações, cirurgias, tratamento de canal, limpeza, aplicação de flúor, técnicas de higiene bucal, dentre outros.

Segundo Gislaine Esteves Munari, que cobre as férias da diretora efetiva Samantha Medeiros, da Escola Ruth Cardoso, destaca a importância do projeto em uma comunidade carente. “Este projeto é muito importante, pois está atendendo quem precisa muito, quem não tem condições. Para se ter uma noção, há muitas crianças que nem sabem o que é dentista”, ressaltou.

CIDADANIA NA PRÁTICA – Aluna do Maternal I, Daphyni Ester de Souza, de 3 anos, passou pelo atendimento odontológico pela dentista Fernanda Abrahão, que se orgulha do serviço prestado à população. “É muito gratificante exercer a profissão e ajudar, principalmente, crianças carentes”, destacou.

Considerando o número de pessoas atendidas e a capacidade do Trailer, que permanece uma semana nas instituições, Wagner da Silveira, o Juca, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba esclarece: “as pessoas que não forem atendidas no local e/ou aquelas que precisarem de atenção maior no tratamento, com mais consultas, serão encaminhadas para os consultórios localizados na sede do Sindicato ou para os da Prefeitura”, informou.

Texto: Ricardo Flaitt | Foto: Mateus Medeiros | Webmaster: Diego Cavali