images (1)Não é nada confortável a vida dos aposentados num País que não possui políticas específicas voltadas a esse importante segmento.

As demandas dos aposentados e pensionistas brasileiros são muitas, e vão desde aposentadorias baixas até medicamentos a preços exorbitantes, como os de uso contínuo, tão comuns para pessoas com mais idade. E, apesar de a cada ano novos desafios irem surgindo, o governo fecha os olhos para estas questões. Até para se aposentar, após o advento do Fator Previdenciário, ficou mais difícil e menos rentoso – vale lembrar a pressão da Força Sindical e das demais Centrais pelo fim desse mecanismo.

Além do fim do Fator, outras bandeiras importantes são defendidas pelo Sindnapi (Sind. Nac. dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical), como uma política de aumento real para os benefícios superiores a um salário mínimo; isenção do IR para os aposentados; e pagamento das revisões do teto de 1998 e 2003, já julgadas a favor dos aposentados pelo STF, entre outras.

É de extrema urgência a criação de uma política efetiva voltada para a questão dos aposentados e pensionistas brasileiros. Eles não merecem, a esta altura do campeonato, continuar sendo tratados como “maiores abandonados”. Fortalecer a luta dos aposentados é uma questão de honra. E dela não vamos abrir mão”.

Miguel Torres é presidente da CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e da Central Força Sindical