horta

No meio de prédios, casas, asfalto e carros é possível encontrar um pouco de verde, como um pedacinho dos sítios e fazendas presentes na zona rural.

Espalhadas pelas cidades, as hortas urbanas oferecem folhas, grãos e raízes de qualidade, viçosas, e o melhor, plantadas e cuidadas com bastante carinho e com o mínimo de química.

De acordo com dados da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba), existem 70 hortas espalhadas pela cidade.

Uma delas fica no bairro Jaraguá. Há cinco anos trabalhando na horta, com extensão de 5.000 metros quadrados de área plantada, o produtor Nelson Bortoletto contou como é o trabalho.

“São 30 dias por mês, das 6h às 16h. Durante a semana fico sozinho na horta, mas de sábado meu cunhado vem ajudar. Falar que é fácil, não é. Mas já são 40 anos trabalhando com plantação, então a gente se acostuma não é?”, disse.

A horta de Bortoletto oferece muitas opções: cebolinha, quatro tipos de alface (crespa, lisa, americana e japonesa), rúcula, coentro, couve, agrião, chicória, manjericão e almeirão.

“E os cuidados são todos feitos à mão. Não uso produto químico, é só água para molhar, bagaço de cana para adubar e a terra. Quando aparece pulgões nas folhas ou outro inseto, eu mesmo faço um líquido para passar. Misturo alho, álcool e pimenta do reino e passo nas verduras. Não deixa gosto, nem cheiro e ainda mantenho a integridade das plantas”, contou Bortoletto.

Entretanto, o produtor lamentou a época de seca, ainda mais com a preocupação do consumo de água. “É complicado porque tenho que molhar todos os dias, então gasta água. E com o sol forte, as plantas e, principalmente as mudinhas, secam mais facilmente”.

Bortoletto comentou que os clientes vem de longe para comprar. “Os fregueses falam que o sabor é diferente. Muita gente vem até do sítio buscar aqui porque dizem que a verdura é mais saborosa”, contou.

Não tão longe dali, a Horta do Italiano atende os clientes no Chácara Nazareth. Os proprietários José e Maria de Lourdes Salvato cultivam alface (crespa, roxa, americana, brunela e lisa), chicória, rúcula, brócolis, couve-flor, cebolinha, salsinha, almeirão e hortelã, trabalhando de segunda a sábado, das 7h às 12h.

“Meu marido, meu filho e mais um funcionário cuidam da horta. E já são 13 anos trabalhando nela”, contou Maria.

Também sem elementos químicos nas plantas, os produtores afastam as pragas com uma solução simples, muito utilizada em hortas caseiras: água e fumo. “Sem química, as folhas ficam com muito mais gosto”, ressaltou.

O trabalho, como Maria, explicou, exige disposição. “Não é fácil, é mão de obra grande, mas vale a pena. E é um negócio que está na família já, todo mundo trabalha com isso”, disse.

HORTA EM CASA – A criatividade para montar uma horta em casa é o que mais vale; pode ser feita em garrafas pet penduradas na parede ou no teto, pode ser em uma velha bacia, em caixinhas de leite, em vasos ou até mesmo sapatos usados!

O mais importante é saber como plantar e como cultivar as sementes e mudas, de acordo com o espaço e a profundidade das covas na terra.

Para quem dispõe de quintal grande ou possui um terreno e deseja montar sua própria horta, o primeiro passo é a preparação da terra; ele deve ser plano ou levemente inclinado, enxuto e fértil e ser exposto à luz solar o dia inteiro.

O terreno também precisa ser protegido contra ventos fortes e frios, não ter pedras, cascalhos e entulhos e ainda ser cercado em caso de risco de invasão por animais.

As hortas familiares também podem ser feitas em pequenos ambientes da casa e, até mesmo, do apartamento. Podem ser usados pneus velhos, tubos plásticos ou em formato de alvenaria.

Depois de pronta, é hora de plantar, sempre obedecendo as regras de plantio específicas para cada hortaliça.

O Sebrae disponibiliza em seu portal na internet (sebrae.com.br), cartilhas e orientações de como produzir uma horta caseira.

​​TUBO PLÁSTICO

Faça um corte horizontal no meio dos tubos, de modo a obter duas calhas com 10 centímetros de profundidade.

Use o cap de PVC 200 mm, cortado no sentido vertical no meio, de modo que as duas partes do cap possam ser encaixadas nas extremidades dos tubos anteriormente cortados, para se evitar escoamento de água.

Deixe alguns orifícios nos tubos para a saída do excesso de água. Para fixação dos tubos, pode ser usado suporte de ferro.

PNEU

Utilize pneu velho e retire dele a parte mais dura que se prende ao aro da roda.

Vire o pneu ao avesso.

Pregue uma tábua do tamanho do círculo, formando uma bacia, o que evita a sujeira e facilita a remoção.

CANTEIRO DE ALVENARIA

É preciso misturar terra, cal hidratada, adubo orgânico e adubo químico. Os canteiros devem ser colocado em ambientes arejados e iluminados, como varandas, áreas de serviço ou em quintais calçados.

Para canteiros de 10 a 15 centímetros de altura, plantar agrião, alface, cebolinha, salsa, morango e rabanete.

De 25 a 40 centímetros de altura, plantar beterraba, cenoura, couve-manteiga, couve-brócolo, repolho, couve-flor, ervilha-torta, pepino, pimentão e tomate.

Nos canteiros em pequenos espaços a semeadura deve ser feita na forma direta (definitiva), com distribuição de três sementes nas covas já previamente abertas e espaçadas, conforme a exigência da hortaliça a ser plantada.

FONTE: Jornal de Piracicaba