small_20141005-038-01Quando nossa Piracicaba comemorava 56 anos, estava nascendo um dos seus maiores bairros: o bairro de Santa Teresinha, que comemorou 191 anos em 1º de outubro.

Uma região que pode ser considerada uma verdadeira cidade, formada por 11 bairros, onde moram cerca de 70 mil habitantes, maior que outros quinhentos e poucos municípios do Estado.

É com essa grandiosidade que tem sido encarada por todos os segmentos. Prova disso é que seus moradores já não precisam de quase nada do “Centro”. Lá estão agências bancárias, lojas, supermercados, varejões, unidades de saúde, escolas, creches, um pujante parque industrial, além de belos espaços de lazer e cultura.

E é aí que nós entramos. Sua primeira unidade cultural foi inaugurada em janeiro de 2008. Falamos do Centro Cultural Mario Dedini, denominado Isaíra Aparecida Barbosa, a Zazá, cantora querida e talentosa que muito cedo nos deixou.

Instalado na rua Olga Pagotto, logo caiu no gosto da população que hoje o tem como referência para aprendizado e contato com as diversas vertentes artísticas.

No Centro Cultural Zazá acontecem oficinas de dança (afro, de rua, de salão), balé, pintura, tear, violão, teatro, artesanato e desenho, atendendo diariamente crianças, jovens e adultos interessados em conhecer, movimentar-se e até mesmo ter uma nova fonte de geração de renda.

Desde o início deste ano, por lá passaram, em média, 600 alunos todos os meses.

Movimentando ainda mais seus frequentadores, está uma prática desta secretaria e seus oficineiros que, em dezembro, apresenta espetáculos ou exposições dos trabalhos resultantes desse aprendizado.

Uma outra conquista do distrito foi concretizada em 2010, com a entrega do Centro Cultural Hugo Pedro Carradore, na rua Nicolau Zen. Um espaço com mais de 500 m² para entretenimento e educação.

Foi o quarto equipamento entregue pela Semac para receber oficinas, shows, palestras, cursos e demais atividades que contribuem com o enriquecimento da comunidade. Lá estiveram, desde janeiro, em torno de 6700 moradores da região desenvolvendo talentos artísticos até então escondidos, mantendo crianças e adolescentes longe das ruas e seus pais mais tranquilos.

No Hugo Pedro, neste mesmo período, foram exibidas cinco peças teatrais patrocinadas pelo Fundo de Apoio à Cultura, resultado de oficinas especificamente desenvolvidas com esse objetivo.

O espaço recebeu também uma oficina de grafite subvencionada pelo Proac, da qual participaram mais de 20 jovens que tiveram a oportunidade de conhecer a arte urbana do momento.

Mas não é só dentro dos Centros Culturais que são desenvolvidas atividades artísticas naquele lado da cidade. Um outro espaço registra uma série de ações do gênero. Trata-se do Parque Histórico Quilombo do Corumbataí, o conhecido Parque Natural de Santa Teresinha, resultado de um processo de recuperação da história da formação da cidade, que registra ali a existência de área quilombola.

Uma autêntica integração cultural com a população que pode, em meio a pista de caminhada, de skate, bancos para descanso e muito verde, tê-lo como cenário para espetáculos teatrais e shows musicais em diferentes momentos.

Durante os meses de junho e julho, atrações teatrais movimentaram o Parque, tendo as crianças como público. Foi o projeto Encena Parque com uma programação apoiada pelo Programa de Ação Cultural – Proac e com o patrocínio da ArcelorMittal.

O Encena Parque que tem como objetivo promover o intercâmbio de grupos teatrais da capital e do interior, disseminar a arte e formar plateias, conseguiu cumpri-lo com a receptividade da população.

Depois, numa noite de agosto, mais de duas mil pessoas lá estiveram para assistir a global Elizabeth Savala com o espetáculo ‘Amadas – Associação das Mulheres que Acordaram Despencadas’.

Um momento alegre e marcante do qual a atriz e todos os que com ela interagiram, jamais se esquecerão.

Assim, levando arte para os Centros Culturais, parques e praças, encontramos uma maneira de disseminá-la e democratizá-la, favorecendo o acesso a pessoas de todas as idades e classes sociais, independente de onde estejam. E, claro, Santa Teresinha que é uma outra cidade dentro de Piracicaba, merecidamente, é sempre contemplada.

Parabéns aos seus moradores e suas lideranças!

Rosângela Camolese é secretária da Ação Cultural