IMG_9553 foto mateus medeiros-web

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba realizou na manhã desta terça-feira (20/01), assembleia com os trabalhadores da Motocana.

Desde o ano passado, a empresa apresenta problemas relacionados ao não cumprimento dos direitos dos funcionários, como um acordo de redução de jornada de trabalho e de salário, que a empresa fez por conta própria.

Para que se tenha valor legal, esse tipo de redução tem que ter a participação do Sindicato, aprovação dos trabalhadores em assembleia e homologado no Ministério do Trabalho e nada disso foi respeitado.

De acordo com José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “o acordo de redução é contrário às regras da Constituição Federal, CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e Convenção Coletiva da Categoria”, comentou.

Os funcionários entendendo o momento de crise, muitas vezes de pressão e até mesmo de ameaça, na assembleia realizada pelo Sindicato decidiram não entrar em greve, mas buscar judicialmente os seus direitos.

Ainda segundo José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “vamos entrar com processo na Justiça para garantir os direitos dos trabalhadores e até mesmo fazer uma grande manifestação com outros órgãos sindicais”, destacou.

No mês de dezembro/2014 a Motocana, já dispensou cerca de 12 funcionários, o que não justifica essas reduções.