small_20150316-12-1O HFC é um hospital filantrópico, que oferece atendimento pelo SUS, convênios e conveniados do HFC + Saúde.

No total são 275 médicos, 1.450 colaboradores, 7.000 integrantes da equipe multidisciplinar e 276 leitos.

A estrutura do HFC foi pensada e projetada para oferecer o máximo de conforto, comodidade e segurança para clientes, acompanhantes e visitantes.

Tanto no acolhimento quanto na internação, o hospital oferece modernos apartamentos com completo serviço de hotelaria. “Ano passado ampliamos mais 12 leitos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) geral e neonatal. Ao todo temos 48 leitos. Também vamos reformar os leitos da área do plano de saúde”, informou a administradora do HFC, Lucimeire Ravelli Peixoto.

Além de investir constantemente em infraestrutura com os mais avançados recursos da medicina e renovação de seu parque tecnológico, o HFC desenvolve constantemente seu capital intelectual, investindo no aprimoramento dos colaboradores, o que causa impacto diretamente no aumento da qualidade do serviço prestado.

“São mais de 270 médicos, 600 colaboradores de enfermagem e 120 enfermeiros de nível superior. O hospital revitalizou o seu corpo clínico nos últimos dez anos e investe, todos os dias, na capacitação desses profissionais”, relatou o diretor-técnico do HFC, o médico Miki Mochizuki.

ESPECIALIDADES — No hospital são oferecidas mais de 20 especialidades médicas, entre elas, clínica médica, ortopedia, cardiologia, vascular, nefrologia, oncologia, ginecologia e obstetricia e traumatologia.

Destacam-se como os principais procedimentos: transplantes de coração, medula óssea, rins e córneas; cirurgias bariátricas, cirurgia plástica, procedimentos em células tronco e complexos tratamentos oncológicos, clínicos, cirúrgicos e terapêuticos, inclusive infantil.

“Cirurgias bariátricas, realizamos 50 por mês. Atendemos pacientes de toda a região. Somente na oncologia são 2.200 atendimentos ao mês”, informou Lucimeire.

PLANO DE SAÚDE — Criado há um ano e meio, o HFC + Saúde é o plano de saúde do HFC, voltado a toda população. “É importante frisar que nosso plano de saúde não atende apenas o trabalhador rural. Oferecemos planos individuais, familiares e empresariais”, informou o presidente do HFC, José Coral.

RESIDÊNCIA MÉDICA — Segundo Mochizuki, neste ano o HFC abriu as portas para os residentes médicos. “Queremos ajudar a preparar os profissionais e oferecer o espaço do hospital como apoio para a Faculdade de Medicina, que será instalada em Piracicaba. O programa de residência terá recebido, em dois anos, 60 residentes”, disse.

DESAFIOS — Para a coordenadora estratégica do HFC, Luciana Garcia, o maior desafio é manter um hospital rentável, tendo um atendimento de qualidade no SUS.

“O HFC trabalha para ser autossustentável. O atual repasse do SUS não corresponde a despesa com cada paciente. Trabalhamos com convênios e parcerias com os governos municipal e estadual”, afirmou.

A mantenedora do HFC é a Afocapi, que tem investido pesado em novas tecnologias. “Grande parte dos aparelhos modernos que adquirimos foram custeados pela associação. Também buscamos recursos financeiros por meio de emendas parlamentares”, relatou.

Lucimeire disse que os recursos do governo municipal e estadual são fundamentais para manter o atendimento filantrópico. “As parcerias firmadas com a Secretaria da Saúde de Piracicaba e com o governo estadual possibilitam ao HFC melhores condições para prestar serviços de saúde de qualidade, de média e alta complexidade, para melhor atender as demandas da população.”

Jornal de Piracicaba