small_2015-04-02-0003-01A greve dos coletores de lixo pode chegar ao fim nesta quinta-feira (2/04) após sete dias.

Os trabalhadores votarão, na sede da Piracicaba Ambiental, a contraproposta oferecida nesta quarta-feira (1/04) pela empresa.

Segundo o sindicato que representa os coletores, ainda que a oferta não contemple exatamente o pleito inicial, o índice foi bem recebido o que pode sinalizar o fim da greve.

A quantidade de lixo não coletada chega a 455 toneladas.

A reunião entre membros do Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana) e da empresa aconteceu na sede do sindicato, no período da tarde, onde houve entendimento entre as partes.

O índice oferecido pela empresa não foi divulgado, mas a diretoria do Siemaco afirmou que a oferta está próxima do que foi reivindicado.

Renata Souza, diretora executiva do Siemaco, avaliou como positiva a contraproposta.

“Por mais que ela não atinja os percentuais que pedimos (11,73% para correção de perdas, 5% de aumento real e 20% de aumento nos benefícios), a empresa mostrou desejo de pôr fim à paralisação dos coletores e ofereceu um índice compatível com nossos anseios. Como esta decisão cabe unicamente aos coletores, o retorno ao trabalho dependerá da aceitação deles à proposta, o que será votado na manhã desta quinta-feira (2/04)”, disse.

Desde o início da greve, já deixou de ser coletada uma quantidade de resíduos que representa a produção de detritos de quase dois dias pela população.

Há acúmulo em diversos bairros da cidade, o que gera críticas da população.

Moradora do Jardim Caxambu, a dona de casa Sônia Cristina Alvim reclamou que o lixo de sua casa não foi coletado na terça-feira, um dos dias de passagem do caminhão.

“Espero que a greve acabe logo, porque a situação vai sair do controle”, afirmou.

Durante a greve, a coleta é feita por 70% do total de coletores.

Desta forma, diariamente, 30% de todo o lixo descartado deixa de ser coletado.

No período de vigência da paralisação, os caminhões fazem apenas duas visitas por semana em cada setor da cidade, enquanto que sem a greve cada bairro tem o lixo coletado três vezes por semana.

Jornal de Piracicaba