small_2015-04-28-0001-01Apesar de pequena, a queda nas temperaturas já ajuda o comércio de Piracicaba a vender mais.

Roupas infantis de inverno e calçados fechados para o público infantil, por enquanto, são os mais procurados pelo consumidor.

A expectativa dos lojistas é de que as temperaturas caiam ainda mais nas próximas semanas, alavancando as vendas das peças também para o público adulto.

Segundo eles, uma temporada de frio mais rigorosa pode fazer com que o faturamento cresça em torno de 30%.

“Já sentimos um aumento nas vendas por causa dessa mudança de temperatura, principalmente no setor infantil, que é o primeiro a registrar crescimento nessa época do ano. A nossa esperança agora é de que o frio fique mais forte, porque aí sim teremos um resultado mais expressivo”, afirmou o empresário Rodrigo Santos.

Ele comenta que aproveitou esse aumento sazonal para apresentar ofertas ao consumidor, criando mais uma alternativa de vendas devido às circunstâncias de mercado.

O empresário cita que o inverno é um período mais difícil para o comércio, pois há um investimento em mercadorias que podem não ser vendidas caso as temperaturas não caiam da forma esperada.

“O inverno é muito ingrato, porque ele praticamente não existe para a gente. Quando as temperaturas caem bastante, vendemos muito bem, principalmente as peças femininas, porque as mulheres gostam de estar na moda e compram roupas novas. Agora, no ano passado mesmo, não tivemos o frio esperado e as vendas foram apenas regulares”, informou.

Santos reforça que as vendas no Dia das Mães também melhoram muito com o tempo mais frio, já que incentiva os filhos a comprarem peças de inverno, que também têm um valor agregado maior. Gerente de uma loja de calçados no Centro, Kátia Mendes Ricci ressalta que as vitrines já estão preparadas e os estoques estão reforçados para atender ao público neste inverno.

“Só falta o frio chegar de fato”, afirmou.

Ela cita que as botas acima do joelho são uma das apostas desta temporada, mas como ainda não houve queda expressiva nas temperaturas, as vendas desse modelo ainda são tímidas.

“A coleção de inverno está toda na vitrine e já há venda dos calçados, principalmente dos coturnos, mas as botas, que são as mais procuradas nessa época do ano, ainda não estão vendendo como o esperado. Piracicaba é uma cidade quente, mas tenho certeza que assim que esfriar mais um pouco, venderemos tudo”, relatou.

A professora Sidriana Ramos foi às compras ontem para levar roupas de inverno para o filho, de apenas um ano de idade.

“Ele não tem peças apropriadas para o frio, na verdade é basicamente a primeira compra de inverno, porque a cidade é sempre mais quente”, afirmou.

Para seu guarda-roupas, no entanto, as compras ficarão para depois.

“No ano passado, me antecipei e acabei não usando nada porque só fez calor. Neste ano, vou esperar esfriar de verdade para renovar o armário”, disse.

ACIPI — O presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Angelo Frias Neto, comenta que, apesar de não haver uma pesquisa específica sobre as vendas desta temporada, elas notadamente melhoram quando há a queda de temperatura esperada.

Ele cita que o comerciante investe e se prepara para cada troca de coleção e, se o inverno não vem, há um grande prejuízo também.

“Essa alternância de temperaturas é positiva para o comércio e até para o equilíbrio biológico.”

Jornal de Piracicaba