small_2015-05-23-0010-01Para conter o déficit de vagas para internação hospitalar, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou nesta sexta-feira (22/05) a aquisição dez novos leitos no HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana).

Todos já foram preenchidos por pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo que duas vagas foram ocupadas por pacientes pediátricos e oito para adultos.

A falta de leitos fez com que na quinta-feira 60 pessoas aguardassem por vagas hospitalares e na sexta, 61 pessoas.

Deste total de pacientes aguardando pela internação, 49 eram moradores de Piracicaba e 12 vindos de cidades da região.

Como medida emergencial à situação, o secretário de Saúde, Pedro Mello, autorizou a ‘compra’ de dez leitos no HFC.

Após a aquisição, o número de vagas disponíveis para o SUS na Santa Casa e HFC partiu de 399 para 409.

Deste total, 344 são para leitos comuns e 65 de UTI (cardiológica, pediátrica e adulto).

Sexta, de acordo com a Secretaria da Saúde, a Central Reguladora de Vagas solicitou 117 vagas aos hospitais, das quais 59 foram concedidas e oito canceladas pela melhora do paciente.

O total de leitos disponíveis atende tanto os pacientes de Piracicaba como das cidades de Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro.

De acordo com a Pasta, parte dos pacientes que ocupa as vagas do SUS no HFC e Santa Casa apresenta patologias que poderiam ser atendidas nas cidades de origem, mas que acabam sendo encaminhados para Piracicaba, sobrecarregando o sistema.

Segundo a secretaria, o encaminhamento dos pacientes das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para os hospitais é feito pela Central de Vagas, que trabalha com protocolo de urgência e emergência e não pela ordem de chegada dos pacientes nas unidades.

Na central, um médico regulador, em contato permanente com os médicos das demais unidades, define as prioridades de internação de acordo com o estado clínico de cada paciente.

O critério que determina quem será internado leva em conta o quadro clínico.

Quem apresenta diagnóstico de maior gravidade é internado primeiro, mesmo que existam pacientes aguardando por mais tempo pela vaga.