AmCs1rHWLd8fU6iSNyq62xoPMzfaY2uXtvsDCDIlqeWZ

Os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, Gilberto Christofoletti (Gil), Ronaldo Ramalho (Cafú) e Denis Mota Alves, estão em Catalão (GO), participando da manifestação realizada pelo Simecat (Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão) na Mitsubishi, devido os trabalhadores da empresa estarem em greve.

Cerca de 180 trabalhadores foram demitidos. A tentativa é impedir novas demissões, como também reintegrar os metalúrgicos desligados nos últimos dias.

O Simecat já apresentou várias alternativas, mas a montadora permanece irredutível. Segundo a empresa, a estimativa é que ocorram 403 demissões.

Os trabalhadores realizaram nesta manhã (1/7) uma passeata pelas ruas da cidade. Eles percorrerão a BR 050 até se concentrar na Praça Getúlio Vargas.

De acordo com Gilberto Christofoletti, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “Manifestamos nosso apoio a todos os trabalhadores demitidos e iremos lutar pela manutenção dos empregos”, comentou.

Fim da Greve

Os trabalhadores da Mitsubishi aprovaram (2/7) em assembleia uma proposta que deu fim à paralisação. O acordo firmado entre SIMECAT e Mitsubishi, com aval de um procurador do trabalho, garante a reintegração de 10 trabalhadores (portadores de deficiência, cipeiro); R$ 3 mil de abono, mais 2 meses de cesta para os demitidos; estabilidade de 90 dias, prorrogado por mais 30 para casos de substituição, ou seja, serão 120 dias de manutenção dos postos de trabalho. O SIMECAT também conseguiu junto ao Ministério Público do Trabalho verbas para cursos de formação para os interessados. O movimento foi iniciado pelos metalúrgicos após o anúncio de 403 demissões para adequação de mercado. Foram efetivadas 150 demissões e 29 desligamentos pelo Programa de Demissão Voluntária.

 MANTENHA-SE INFORMADO Acompanhe todas as ações da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba pelo site: www.metalurgicospiracicaba.com.br

 

Texto: Erica Veríssimo e  SIMECAT