189ª edição do evento teve início neste domingo às margens do rio.
Programação com atividades religiosas e festivas seguem até dia 12.

Bandeiras do Divino Espírito Santo em Piracicaba  (Foto: Claudia Assencio/G1)

Bandeiras do Divino Espírito Santo em Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)

Piracicaba (SP) iniciou neste domingo (5) as solenidades da 189ª Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais tradicionais manifestações e populares da região, com missa, bênção e derrubada dos barcos no rio que dá nome à cidade. Segundo os organizadores, cerca de 1.000 pessoas participaram dos rituais nesta manhã. As atividades vão até o dia 12 de julho, com programações religiosas e  festivas.

Após a missa de abertura, houve a bênção das bandeiras dos devotos e dos barcos que foram colocados no Piracicaba para realização do Encontro das Bandeiras, no dia 11 de julho. Oficialmente, a festa às margens do rio começou em 1826, com os primeiros povoadores, mas registros apontam que a celebração já acontecia dez anos antes, segundo informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap).

Congada do Divino Espírito Santo em Piracicaba  (Foto: Claudia Assencio/G1)

Congada do Divino Espírito Santo em Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)

Na ponta de um dos barcos, vestido com as cores que representam o Divino Espírito Santo, estava Caetano Provenzano, de 73 anos. Ele aguardava o término da missa para iniciar a descida dos barcos até o Rio Piracicaba. Há mais de quatro décadas, ele participa da festa e não pretende parar. “Desde 1971, acompanho a irmandade e faço parte da congada. Vou até o fim”, disse.

Benção dos barcos durante 189ª Festa do Divino Espírito Santo em Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)

Benção dos barcos durante 189ª Festa do Divino Espírito Santo em Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)

A professora aposentada Francisca Ivone Cordeiro Marcelli, de 63 anos, participa da solenidade há cerca de 20 anos. Carregando a bandeira, quando as embarcações já estavam no leito do Rio Piracicaba, ela jogava flores e fazia orações. Uma demonstração de fé e gratidão, segundo ela. “Venho todos os anos, para agradecer pelas graças alcançadas, na certeza do milagre de Deus, como Ele fez com Pedro”, contou.

Patrimônio Imaterial
A festa tem papel central na formação da identidade cultural local de Piracicaba é considerada como patrimônio imaterial da cidade, de acordo com o Ipplap. Ela reúne cerca de 40 mil pessoas todos os anos, segundo a Irmandade do Divino Espírito Santo, com rituais como: folia, pouso, leilão de prendas, bênção e encontro das bandeiras, procissão, missa e rodas de cururu e de violeiros.

Nesta edição, a programação religiosa que marca o evento tem como festeiros o Senhor Natal Bombeiro e a Senhora Maria de Fátima Wingeter, responsáveis por auxiliar na divulgação e organização do evento. Além da programação religiosa, o evento inclui festanças folclóricas, grupos de viola, leilões e culinária, com pratos como leitoa, frango a passarinho e cuscuz.

Caetano Provenzano participa da Congada do Divino Espírito Santo há 44 anos em Piracicaba  (Foto: Claudia Assencio/G1)

Caetano Provenzano participa da Congada do Divino há 44 anos em Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)

 

FONTE: G1 Piracicaba/Globo.com