bahia

Com o objetivo de acertar as contas federais, o Governo vem adotando medidas com o aumento de impostos, corte de despesas, alterações nos benefícios dos trabalhadores como a mudança no cálculo da aposentadoria, seguro desemprego, recebimento do PIS, sem contar os juros altos.

A taxa de juros não para de subir, está há 14,25% ao ano e tende aumentar. Com essa alta vem à inflação, que desencadeia o aumento nos preços como energia elétrica, água e esgoto, petróleo, alimentação, vestuário, dentre tantos outros.

Os juros altos aumentam o custo da dívida. O governo deixa de investir em recursos de educação ou em programas sociais e tende a desviar recursos do orçamento para pagar a dívida.

Se os juros estão elevados, as empresas investem menos, por que fica caro tomar empréstimos para a produção. Com pouco investimento, as empresas demitem e o consumo das famílias cai.

Como vemos é uma bola de neve que tende aumentar cada vez mais, se medidas não forem tomadas.

Nós do Sindicato dos Metalúrgicos como também as Centrais Sindicais, não podemos deixar que os trabalhadores paguem a conta de uma crise que não foi eles que provocaram.

Temos que lutar pelo crescimento econômico, aumento da produção e principalmente a geração de empregos, pois a cada aumento nos juros, cresce o número de desempregados.

Sempre ouvimos que o Brasil é o país do futuro, mas não se faz futuro sem um bom presente.

 

FONTE: José Florêncio da Silva, o Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e região