A umidade do ar em Piracicaba alcançou nesta quarta-feira (12/08) o índice de 24,1%, o que é considerado estado de atenção, segundo informações do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura).

As previsões do Cepagri mostram que não deve chover até a próxima terça-feira, portanto, o clima seco e as altas temperaturas continuam.

A cidade entra em estado de atenção quando a umidade do ar fica entre 20 e 30%, o que é comum no mês de agosto.

“Essa época é naturalmente muito seca e os índices de umidade do ar ficam entre 20 e 30%. De 20 a 12% é estado de alerta e abaixo disso, emergência”, informou a agrônoma e meteorologista do Cepagri, Priscila Coltri.

A baixa umidade do ar tem causado o aparecimento de uma massa de ar densa, semelhante a uma névoa escura, no céu de Piracicaba.

“Essa espécie de névoa é comum no final da tarde de dias secos, como estamos vivendo. Como não chove, não há limpeza do ar e forma essa camada de névoa”, relatou.

Além da baixa umidade do ar, Piracicaba está tendo dias de intenso calor.

E as temperaturas não vão abaixar.

Segundo Priscila, uma grande massa de ar seco está sobre as regiões Centro Oeste e Sudeste do país e não há previsão de chuvas até a próxima terça-feira.

“Observase que não tem nuvens no céu e chegamos a máximas de 29º. O clima seco aliado aos dias mais quentes causam uma sensação térmica de 32º, 33º, por isso, as pessoas estão reclamando do calor”, afirmou.

Entre 15h30 e 16h ocorre o pico da temperatura, atingindo também os índices mais baixos de umidade do ar.

“Nesta época do ano vivemos mínimas de 15º antes do sol nascer e máximas de 29º ao longo do dia. A inversão térmica é muito constante, por isso é importante cuidar da saúde”, disse.

CUIDADOS — Segundo o otorrinolaringologista da Unimed, Luís Fernando Massezoli, o movimento no consultório cresce no mês de agosto.

“O aparecimento de doenças respiratórias é comum entre os meses de maio e setembro, com mais frequência em agosto, que é o mês mais seco do ano”, relatou.

Os diagnósticos comuns são alergias respiratórias (rinites), gripes e infecções (sinusites, laringites).

Para prevenir-se, a orientação do médico é hidratação a todo momento.

“O mais saudável é tomar água, mas pode beber suco natural, que contém vitaminas, que ajudam a aumentar a imunidade. Outra forma de hidratação é das mucosas nasais por meio do soro fisiológico, que tem a opção em spray”, informou.

De acordo com Massezoli, a utilização de bacias com águas dentro do quarto não tem a mesma eficácia do uso do umidificador.

“O umidificador é o mais recomendado, principalmente para crianças. Mas nunca coloque-o próximo da cama, pois a umidade pode causar a proliferação de fungos”, disse.

Outra recomendação do médico é não ligar o arcondicionado enquanto o clima estiver seco.

“O ar-condicionado resseca ainda mais o ambiente, que está seco demais nesta época”, afirmou.

 

FONTE: Jornal de Piracicaba