O rio Piracicaba atingiu nesta segunda-feira (19/10) vazão de 13,42 mil/l/s, volume de água visto apenas no período de seca, em agosto.

Há quase dois meses, o rio não registrava índices tão baixos.

O nível do manancial não alcançou um metro, conforme dados da rede telemétrica do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Segundo a professora de ecologia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Silvia Gobbo, a situação do rio voltou a ficar crítica devido a falta de chuvas.

O volume de água do manancial, registrado às 7h de ontem, está 81,92% abaixo da média para o mês, que é de 74,23 mil/l/s.

O nível de 0,88 m e a vazão de 13,42 mil/l/s são os piores índices em quase dois meses.

O último registro próximo foi em 24 de agosto, quando o rio atingiu um volume de 12,48 mil/l/s e nível de 0,86 m.

“Agosto é uma época de estiagem, mas outubro não. Porém, com a atuação do Super El Niño, as temperaturas estão ficando elevadas e está chovendo só na região Sul. Dessa forma, continuamos sem chuvas para recuperar o Cantareira, e, consequentemente, não melhoramos a situação do rio Piracicaba”, afirmou.

O menor volume de água no rio ocorreu nos dias 18 e 23 de agosto, 11 mil/l/s.

Após este mês crítico, o manancial recuperou- se logo no início de setembro, devido a ocorrência de várias precipitações.

No dia 3 de setembro, a vazão do rio Piracicaba foi três vezes superior à média do mês e, com o registro de outras chuvas, a vazão e o nível do rio mantiveram bons índices.

“Como só melhora se chove, voltamos a viver uma situação crítica devido a falta de chuvas neste mês. E, para piorar, as temperaturas estão elevadíssimas. O pouco volume de água, aliado ao calor, faz com que se tenha menos oxigênio na água, causando estresse aos peixes”, relatou.

Na última sexta-feira, Piracicaba registrou a maior temperatura desde fevereiro deste ano — 37,6ºC.

CHUVAS — A chegada de uma frente fria, amanhã, pode ajudar a melhorar a situação crítica do rio Piracicaba.

De acordo com a meteorologista e diretora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura), Ana Ávila, há previsão de pancadas de chuva nesta quarta e quinta-feira.

Porém, até a entrada da frente fria, as temperaturas vão manter-se altas nesta terça e quarta.

“Vai continuar bem quente até a chegada dessa frente fria, que vai trazer chuvas. Mas uma chuva mais amena”, disse.

FONTE: Jornal de Piracicaba