IMG_8778-1

A Força Sindical de São Paulo realizou (10/03), às 9 horas, no Clube recreativo do Sindicato dos Metalúrgicos, uma reunião com diretores e coordenadores setoriais e regionais do estado.  O objetivo foi discutir a Conjuntura Econômica e o Desenvolvimento Setorial de 2016.

O evento contou com a presença de Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical de São Paulo; João Carlos Ribeiro (Jipe), diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba; Fânio Luiz Gomes, coordenador da Força Sindical regional de Piracicaba, Hélio Garcia (Peninha), presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados.

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) realizou uma apresentação da análise da Conjuntura Nacional com o objetivo de se fazer um recorte setorial do estado em comparação com o Brasil. Temas como Piso Salarial, Taxa Selic, Superávit Primário, Taxa de Câmbio, Mercado de Trabalho, Taxa de Desemprego, Balança Comercial, foram debatidos.

Para Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical de São Paulo, “Estamos traçando estratégias junto aos sindicatos para amenizar principalmente a questão do desemprego e os diretores tem papel fundamental na organização e na defesa dos trabalhadores dos sindicatos filiados”, destacou.

Durante a reunião foram definidas as atividades de ações que serão realizadas pela Força Estadual no ano de 2016, como o Dia em Memória as vítimas de acidentes de trabalho, 1º de maio, Violência contra a mulher, Consciência Negra, dentre outros.

De acordo com Fânio Luiz Gomes, coordenador da Força Sindical regional de Piracicaba, “temos como objetivo traçar estratégias para o ano de 2016, tanto na política de organização como nos eventos”, comentou.

No evento também houve abertura para o debate onde os coordenadores e diretores regionais colocaram em discussão situações vividas diariamente.

Segundo João Carlos Ribeiro, Jipe, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “Estamos em busca de melhorias para os trabalhadores principalmente neste momento de crise econômica, em que um dos maiores vilões é o desemprego”, comentou.

Participaram do evento representantes de Piracicaba, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Sorocaba, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, Santo André, Barretos, Jundiaí, Santos, Vale do Ribeira, Osasco, dentre outros.