afta

Aftas são pequenas feridas dolorosas que aparecem na cavidade oral, geralmente na mucosa bucal, nas gengivas e embaixo da língua.

Elas sã normalmente ovais, brancas (ou levemente amareladas), têm bordas avermelhadas .

Aftas são formas comuns de úlcera bucal, que costumam surgir em pessoas com baixa imunidade, seja ela causada por alguma doença específica ou por uso de medicamentos. Veja algumas dessas causas:

  • Estresse emocional
  • Deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico na dieta
  • Período menstrual
  • Mudanças hormonais
  • Alergias a alimentos.
  • Consumo de cigarro
  • Quimioterapia

 

As aftas são comuns e todo mundo já deve ter tido pelo menos uma afta ao longo da vida; 20% da população sofrem com aftas recorrentes. São mais comuns em pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens, tendendo a diminuir sua incidência com o passar dos anos.

Os sintomas podem aparecer um ou dois dias antes de a afta surgir. É comum surgir ardor ou um tipo de queimação na região afetada. Quando as aftas aparecem em grande número, pode ser difícil engolir alimentos ou líquidos, especialmente os mais ácidos.

Eventualmente, podem aparecer gânglios no pescoço (“ínguas”), cansaço e até febre

Normalmente, não é necessário tratamento. Na maioria dos casos, a afta desaparece sozinha.

O foco principal do tratamento de aftas, quando necessário, é impedir que o agente causador se espalhe, mas continua dependendo muito da idade, condições de saúde e das causas da infecção.

Não existe remédio milagroso para afta,  mas se estiver incomodando muito, consulte um dentista para ver uma pomadinha para acalmar a dor e o desconforto.  Normalmente elas regridem e desaparecem espontaneamente no decorrer de uma semana a 10 dias.

 

http://www.qualidadedevida.net/saude/afta/
http://drauziovarella.com.br/letras/a/aftas/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/afta