25-04-014.jpeg

A Secretaria Municipal da Saúde informou na segunda-feira (02) que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será retomada na quarta-feira (04).

Como o Jornal de Piracicaba noticiou domingo (01), as vacinas disponibilizadas para o primeiro dia da campanha, no sábado (30), esgotaram- se antes do previsto. O município recebeu na segunda 31 mil doses da vacina para retomar a campanha.

No sábado, conforme a pasta, foram aplicadas 26.862 doses da vacina, número que corresponde a cobertura vacinal de 33,60% do total do público alvo (79.926 pessoas). A meta da Secretaria é vacinar 64 mil pessoas, ou seja, 80% da meta.

Segundo os dados da pasta, o público alvo da campanha, que mais compareceu ao Dia D, foram os idosos (pessoas com mais de 60 anos), 16.152 no total. Também foram vacinadas 7.815 crianças, 1.712 profissionais da saúde, 1.001 gestantes e 182 puérperas (até 45 dias após o parto).

O crescimento dos casos de gripe e até óbitos causados pelo vírus H1N1 motivaram as pessoas a buscarem a imunização no primeiro dia de campanha. No ano passado, que não registrou surto de gripe, no Dia D, foram imunizadas 9.758 pessoas em Piracicaba.

Em nota, a Secretaria garantiu a vacinação de todas as pessoas do grupo prioritário. “Não é necessário que todos se dirijam a sua unidade de saúde na quarta-feira, o que pode provocar filas e movimento excessivo desnecessários”, informou.

As doses vão ser disponibilizadas apenas quarta, porque a Vigilância Epidemiológica precisa separar e entregar as vacinas em 69 unidades de atenção básica (CRABs, PSFs e UBSs) e o transporte exige refrigeração.

Pessoas com doenças crônicas serão vacinadas a partir da próxima segunda-feira (09), quando começa a segunda etapa da campanha.

INVESTIGAÇÃO — Os dez óbitos de pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que pode ser causada pelo vírus H1N1, continuam aguardando resultado dos exames. Ainda não há nenhuma confirmação de casos de gripe A no município.

Os dados, atualizados na sexta-feira (29), também mostram a evolução de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A pasta monitora 91 gestantes com exantema (manchas avermelhadas), sendo que nove delas tiveram o vírus da zika. Os casos suspeitos em não gestantes somam 219.

Também há 48 notificações de chikungunya (quatro casos importados positivos) e 4.843 suspeitas de dengue, com 801 confirmações.

 

FONTE: Jornal de Piracicaba