O CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) realizou 25.615 atendimentos no primeiro semestre do ano. A busca por emprego neste ano foi superior ao verificado no mesmo período do ano passado, quando foram atendidas 23.250 pessoas. Apesar do crescimento de 10% nos atendimentos, o número de vagas ofertadas diminuiu 26% no mesmo intervalo. Os dados do CAT fazem parte do relatório de atividades da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda), divulgado segunda-feira (11) pela pasta.

12-007-001.jpg

Procura aumentou 10% no 1º semestre em relação ao mesmo período do ano passado (Foto: Isabela Borghese/JP)

De janeiro a junho foram disponibilizadas 1.199 vagas de emprego em empresas de Piracicaba e região frente as 1.640 do mesmo período do ano passado. “Em anos anteriores tínhamos de 60 a 80 vagas por dia. Atualmente são de cinco a 10 vagas por dia. A procura continua grande, mas a oferta de vagas é bem menor”, informou o secretário de Trabalho e Renda, Carlos Beltrame.

Diante desse cenário, os encaminhamentos de candidatos para as vagas também foi menor do que em 2015. De janeiro a junho deste ano, 4.159 trabalhadores foram encaminhados, quase 30% a menos do que no ano passado (5.875). “Tivemos, neste semestre, algumas exceções como uma oferta de 196 vagas para caminhoneiros para o setor sucroalcooleiro e umas 20 vagas para auxiliar de limpeza. Mas, no geral, a pouca oferta de vagas é reflexo da atual situação econômica do país”, disse.

No total, a Semtre atendeu 40.539 pessoas em todos os setores: CAT, Economia Informal (ambulante), Banco do Povo, Qualificação Profissional, Apoio ao MEI (Microempreendedor Individual), Time de Emprego e Primeiro Emprego. Foram 30.956 atendimentos no primeiro semestre de 2015. “Além da procura por emprego, que é grande, destacaria a busca por qualificação e pela formalização do MEI”, relatou.

QUALIFICAÇÃO — Na próxima quinta-feira (14), a Semtre inicia as inscrições para cursos gratuitos de qualificação. Somente neste ano já foram iniciadas 11 turmas, com total de 231 participantes. Desse total, 37 trabalhadores foram recolocados no mercado de trabalho. “Muitos trabalhadores, que estão no desemprego, buscam qualificação para conseguirem a recolocação no mercado de trabalho. E muitos tornam-se microempreendedores. A Semtre oferece todo o apoio ao trabalhador”, afirmou.

Na quinta- feira serão abertas 330 vagas para 14 cursos, entre eles, manicure e pedicure, pizzaiolo, bolos decorados, chapeiro e lancheiro, confecção embalagens personalizadas, cabeleireiro masculino e feminino, pintor de parede, entre outros.