Após as chuvas registradas no fim de semana em Piracicaba (SP), a vazão do manancial que leva o nome da cidade atingiu 106 mil litros de água por segundo no início da tarde desta segunda-feira (22). A marca é o dobro da média esperada para agosto, de acordo com o Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), quando o estimado para o mês é de 52,96 mil litros de água por segundo.

De acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorologicas (Ciiagro), o acumulado de chuvas entre os dias 20 e 21 de agosto chegou a quase 23 milímetros.

No domingo (21), o Rio Piracicaba também registrou volume acima da média para agosto e, às 12h, marcou 80 mil litros de água por segundo no trecho da região central da cidade. O nível do manancial

O nível do Rio Piracicaba também ficou acima da média esperada para agosto, que é de 1,39 metro, nesta segunda-feira.  Às 12h, a profundidade do manancial chegou a 1,97 metro.

Cachoeira do Véu da Noiva
A Prefeitura de Piracicaba liberou a captação de água no trecho da cachoeira do “Véu da Noiva”, no salto do manancial. Funcionários da Secretaria do Meio Ambiente fizeram a limpeza da entrada de água do canal do Rio Piracicaba com a ajuda de uma máquina. Foram removidos galhos, vegetação e bastante lixo.

A cachoeira do “Véu da Noiva” do Rio Piracicaba ficou seca devido à estiagem. Formada artificialmente com água desviada do próprio manancial, ela é uma das principais atrações turísticas da cidade no interior paulista.

O motivo da mudança na paisagem foi redução da vazão do rio causada pela falta de chuvas, mas o canal que abastece queda d’água tem sujeira e lixo. No dia 17 de agosto, a vazão no trecho que passa pela região da Rua do Porto era de 48,6 mil litros por segundo. Essa quantidade é 14% menor do que a média prevista para este período de seca na região de Piracicaba (SP).

A cidade registrou poucas chuvas nas duas primeiras semanas de agosto, com pico de 6 milímetros, após um mês sem nenhuma precipitação.

 

 

FONTE: G1 Piracicaba