O grave momento econômico pelo qual passa o país exige todos nossos esforços pela manutenção e geração de novos postos de trabalho. Sabemos que será apenas através do aquecimento da economia e com Políticas Públicas acertadas no sentido de fomentar novos empregos, que os trabalhadores terão condições de voltar a consumir e fazer girar positivamente a cadeia econômica entre produção e consumo.

Através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT-SP), nossa meta tem sido exatamente a de fomentar o máximo possível a geração de renda e o atendimento prioritário àqueles que perderam seus postos de trabalho ou aos que pretendem ingressar no mercado pela primeira vez. Hoje, através dos Postos de Atendimento aos Trabalhadores (PATs), espalhados em todas as regiões do Estado, temos conseguido manter a intermediação e oferta de aproximadamente 4000 vagas de trabalho em média.

Mais do que isso, em nossos Programas , o investimento em qualificação profissional, primeiro emprego e frentes de trabalho nos municípios, além da busca permanente de parcerias com empresas e sindicatos, tem sido nossas prioridades à frente da SERT-SP, buscando dar o suporte necessário para a população mais atingida pela crise.

O Estado de São Paulo, por ser o Estado economicamente mais forte do país, também foi o mais penalizado em termos de desemprego. Atentos à toda essa situação e trabalhando juntos com a sociedade civil organizada, sabemos estar no caminho certo para sairmos da atual situação e proporcionarmos àqueles que geram a riqueza através do trabalho, uma vida digna e com direitos plenos.

 

José Luiz Ribeiro – É Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho e Presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região.