Olá, pessoal! Não podemos nos iludir quanto ao cenário econômico. Para 2017 tudo indica que alguma recuperação pode vir, mas só no segundo semestre, ainda assim, se tiver queda na inflação e nos juros, porque aí volta a confiança dos investidores e o crescimento. A Secretaria tem tentado, na medida do possível, diminuir o impacto sobre o trabalhador, tão sacrificado nos últimos anos.

No artigo mais recente falei da minha expectativa em levar novidades para a nossa região. Felizmente já temos uma: conseguimos disponibilizar 120 bolsas do Programa Estadual de Qualificação (PEQ) para Piracicaba. A reivindicação não é nova, já que a última turma foi em 2013. Em dois dias, houve o dobro de inscrições do que poderíamos atender. Esse pessoal ficou numa lista de espera, para o caso de desistências.

Claro que não é o ideal, mas precisamos ter em mente que o Estado é composto por 645 municípios e a Administração tem de procurar trabalhar com prioridades… De todo modo, continuamos em busca de melhorias em termos de geração de trabalho e renda para a região, disso não tenham dúvida.

Voltando ao PEQ, os selecionados participarão dos cursos de Auxiliar de Departamento Pessoal (duas turmas), Auxiliar de Departamento Pessoal, Atendimento e Recepção e Técnicas de Vendas, ministrados pelo nosso parceiro, o Instituto Alóes Treinamentos. A carga horária total é de 160 horas, de 15 de fevereiro a 12 de abril, no período noturno, com o recebimento de uma bolsa-auxílio de R$ 330, lanche e material didático.

Quero ressaltar a importância da parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), que agora tem à frente o ex-diretor regional da SERT Evandro Evangelista e, principalmente, a atuação da Comissão Municipal do Emprego que, formada por representantes dos trabalhadores, empregadores e da sociedade civil, ajudou principalmente na indicação dos cursos que mais podem contribuir com a cidade neste momento e ajudar os participantes na inserção ou volta ao mercado de trabalho.

Ligado à Coordenação de Políticas de Emprego e Renda (CPER), o PEQ aceita alunos a partir dos 16 anos de idade, Ensino Fundamental completo, residentes no município em que é ministrado, desempregados e que não estejam recebendo seguro-desemprego, auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Os cursos estão divididos em habilidades gerais – com reforço do ensino básico (Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Cidadania) – e em habilidades específicas, com aulas teóricas e práticas sobre a profissão. O programa beneficiou mais de três mil pessoas no ano passado, no Estado.

O objetivo é capacitar, qualificar ou requalificar o trabalhador. A contemplação do município se faz por meio da análise de ofícios por parte das Comissões Municipais de Emprego e das Prefeituras, entregues à SERT.

Como sempre, nosso foco está em trabalhar conjuntamente com os municípios, os órgãos públicos e as entidades locais e regionais. Sozinho ninguém faz nada. O próprio Sindicato dos Metalúrgicos tem representação na Comissão do Emprego e nos ajuda nessa empreitada.

Agradeço também a participação dos associados e aposentados nas eleições do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba. Vamos continuar juntos lutando em prol dos direitos.

Continuamos na luta!

José Luiz Ribeiro, o Zé Luiz, é secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo