botao galeria

O Trailer Odontológico “Sorriso Cidadão” é um projeto de saúde bucal do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba em parceria com a Hyundai e as fornecedoras do parque automotivo (Dongwon, Doowon;Hwashin; Hyundai Mobis; THN; Seoyon; Hyundai Dymos; Hyundai Steel; Myoung Shin).  Conta também com o apoio da prefeitura municipal. No dia 27 de março, foi realizado o evento de prestação de contas, nas dependências da fábrica da Hyundai.

O evento contou com a participação do presidente em exercício do Sindicato José Florêncio da Silva, Bahia; secretário-geral do Sindicato Wagner da Silveira, Juca; tesoureiro do Sindicato, Hugo Liva; o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri; o vice-prefeito, José Antonio de Godoy; secretário municipal do Trabalho e Renda, Evandro Evangelista; a secretária de educação, Angela Corrêa; presidente da Hyundai, William Lee; diretor de assuntos corporativos, relações governamentais e recursos humanos da Hyundai, Ricardo Martins; representantes das fornecedoras do parque automotivo; vereadores; representantes do Simespi; dentre outros.

Lançado em agosto de 2014, o trailer odontológico já realizou mais de 25 mil atendimentos. Foram 99 escolas e 18 instituições atendidas. O projeto faz parte de um modelo de sindicalismo cidadão que contempla o trabalhador dentro e fora das fábricas. “É uma extensão do trabalho que já é realizado no Sindicato com os atendimentos odontológicos”, destacou Hugo Liva, tesoureiro da entidade.

O “Sorriso Cidadão” conta com profissionais capacitados e possui a mesma estrutura de um consultório fixo, com equipamentos de última geração. Realiza atendimentos de restauração, limpezas, raspagens, endodontias, pequenas cirurgias, como também os pacientes recebem orientações de higiene oral e técnicas preventivas.  As crianças ao serem atendidas, recebem um certificado.

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo José Luiz Ribeiro, não pode comparecer ao evento, mas gravou um vídeo em que agradece o atendimento dado às crianças e também que o objetivo é começar a atender novas demandas, como as escolas técnicas e estaduais.

Segundo o prefeito de Piracicaba Barjas Negri, “é um trabalho de extrema importância para sociedade, pois contribui para melhorar a qualidade de vida da população”, comentou.

O presidente da Hyundai William Lee parabenizou a qualidade do trabalho desenvolvido e ressaltou que o projeto tem se tornado uma referência para outras cidades.

Para Wagner da Silveira, Juca, secretário-geral do Sindicato, “o trailer é um projeto de grande valor social, e tem como principal objetivo a melhora da saúde bucal das crianças, jovens, adultos e idosos”, comentou.