A passeata contra o foro privilegiado dos políticos, a corrupção e em apoio à Operação Lava Jato reuniu de dois mil a 2,5 mil pessoas, segundo os organizadores do ato, que aconteceu na manhã de domingo (26), na praça José Bonifácio, Centro da cidade. Os manifestantes fizeram um ato pacífico e percorreram as ruas Boa Morte, Rangel Pestana, Governador Pedro de Toledo e terminou na praça.
A participação foi menor que a esperada, de quatro mil participantes pelo ‘Vem Pra Rua’ (VPR) e ‘Movimento Brasil Livre’ (MBL).
De acordo com William Bueno, do VPR, a praça estava cheia e, na passeata, os manifestantes lotaram quatro quarteirões das ruas. “Definimos a quantidade de participantes a partir do levantamento indicado pela Polícia Militar”, comentou. Ele ressaltou que mesmo com um volume menor de pessoas do que a última manifestação de dezembro de 2016, as pessoas se posicionaram contra o que está errado na Política e a corrupção.
“Muitos acreditam que era suficiente ir às ruas pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, mas há diversas medidas que os deputados federais estão tomando que vão de encontro ao que quer a sociedade. Cabe a cada um perceber o que está acontecendo e o quanto a corrupção fere, maltrata e mata as pessoas. O movimento está alertando para tudo isso, principalmente para o que os deputados estão prestes a votar nessa semana”, afirmou.
Bueno ressaltou que a retirada do foro privilegiado – que faz com que eles sejam julgados apenas pelo Superior Tribunal Federal (STF) iguala os políticos a todas as pessoas perante à Constituição, que prevê que todos são iguais perante a lei. Segundo o movimento, políticos honestos não necessitam de foro privilegiado.
O aumento do valor destinado aos partidos políticos (fundo partidário) também foi contestado na manifestação. “A lista do perdão, na qual os políticos se livrariam do crime de caixa 2 e outras práticas também está para ser votada. Por isso, é importante as pessoas se informarem”, afirmou.
Para colaborar com mais acesso à informação, Bueno disse que o Vem Pra Rua está para disponibilizar em sua página, o link para acesso ao site: www.políticos.org.br.
“O site já existe, mas vamos colocar na nossa página, em cerca de 15 dias, o link para os internautas que acessam nossas redes também conhecerem esse trabalho, que faz um ranking dos bons e dos maus políticos, entre deputados federais e senadores. O objetivo é que as pessoas verifiquem o trabalho de cada um e se possível, não reelejam os mesmos maus políticos de sempre. Da mesma forma, as pessoas podem verificar no mapa que fizemos dos políticos que são favoráveis e contrários ao foro privilegiado. O site é:www.fimdoforo.vemprarua.net”, afirmou.
FONTE: Gazeta de Piracicaba