botao galeria

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, durante estas semanas realiza assembleias com os trabalhadores nas portas das fábricas. O objetivo é conscientizar os trabalhadores que as medidas propostas pelo governo retiram direitos e não geram benefícios.

A diretoria do Sindicato também, distribui o boletim com as informações sobre o Ato que será realizado no dia 01 de abril, às 9 horas, na praça José Bonifácio, em defesa da aposentadoria e pela manutenção da legislação trabalhista. O protesto é organizado pelo Conespi (Conselho das Entidades Sindicais), do qual o Sindicato faz parte.

Nas assembleias, o secretário-geral do Sindicato Wagner da Silveira, Juca, explica aos trabalhadores vários tópicos que estão incluídos nas reformas e que são verdadeiras agressões como a terceirização, recentemente aprovada no Congresso Nacional.  “A terceirização precariza o trabalho e não gera empregos. A empresa poderá substituir todos os seus funcionários diretos por terceirizados, ou seja, haverá mais demissões. Isto é um absurdo em um país que soma mais de 12 milhões de desempregados”, destacou Juca.

Outros itens também são destacados durante as assembleias, como limitar a idade mínima para 65 anos para requerer a aposentadoria; Unificar a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres; Flexibilizar a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), com alterações nas férias, 13º salário, horários de almoço, dentre outros.

A diretoria do Sindicato pede a mobilização dos trabalhadores contra as reformas, pois é preciso mostrar para a sociedade, que o Brasil somente sairá da crise com medidas já apresentadas ao governo, mas que ainda não foram colocadas em prática, como estimular o desenvolvimento produtivo para tornar o país mais competitivo; investir em infraestrutura; geração de emprego; dentre outros.