Piracicaba terá mais 120 vagas para qualificação profissional, com bolsas mensais de R$ 330,00 para os participantes. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (10), pelo Secretário do Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo (Sert), José Luiz Ribeiro, durante formatura do ‘Time do Emprego’, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), que é parceira na iniciativa.
Com a presença do prefeito Barjas Negri (PSDB), cerca de 60 jovens e adultos receberam os certificados de participação no ‘Time do Emprego’, treinamento realizado na Semtre. O ‘Time’ é um programa do governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, por meio de suas respectivas secretarias de trabalho e renda. Seu objetivo é orientação profissional e reorientação de carreira, com foco no auxílio de inserção ou retorno ao mercado de trabalho.
“Este treinamento abre o campo de vocês, a perspectiva e dá um novo alento para enfrentar o mercado de trabalho. E vocês podem ter certeza que um horizonte mais amplo se abre para todos”, disse Barjas, aos formandos. O prefeito também lembrou que está fazendo um grande esforço para que a cidade cresça e permita novas oportunidades, principalmente em parcerias como as realizadas com a Sert.
José Luiz Ribeiro disse que o ‘Time do Emprego’ ensina a ter solidariedade. “Quando uma pessoa perde o emprego, ela perde a autoestima, sua dignidade, ela perde até os amigos. E quando ela está procurando emprego, se não tiver alguém que estenda a mão, fica difícil. E o ‘Time do Emprego’ ajuda as pessoas a melhorar a autoestima, a fazer um currículo, a participar de um entrevista, ensina o empreendedorismo”, afirmou.
Este programa é permanente na Semtre e as inscrições estão sempre abertas. Basta se dirigir à Secretaria munido de RG e fazer a inscrição para entrar na lista de espera para as próximas turmas. Este grupo que se formou hoje é composto por duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde, que tiveram quatro horas/aula por dias, por duas semanas.
Finalizada a formatura, os formandos tiveram uma palestra com o tema Inteligência Emocional, com o coaching, Tiago Vigna.
Inscrições
A abertura de inscrições para os novos cursos de qualificação, segundo Pedro Nepomuceno Filho, coordenador de Políticas de Emprego e Renda da Sert, estão previstas para acontecer logo após o feriado de Páscoa. Os cursos ainda não foram divulgados.
FONTE: Gazeta de Piracicaba