Olá, amigos! Neste nosso “encontro” tenho uma grande novidade para vocês: Piracicaba terá um Centro Regional da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que abrangerá 32 cidades do entorno. No local vai funcionar a parte administrativa do CR e nele poderão ser ministrados cursos de qualificação dos funcionários dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da região, além de processos seletivos e capacitação dos membros das Comissões Municipais do Emprego (CMEs).

Esse é o fruto de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo, via SERT, com a Prefeitura de Piracicaba. O prefeito Barjas Negri, autorizou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, a ceder uma área do prédio em que está a Semtre para abrigar esse espaço.

O atendimento a trabalhadores e empregadores desses municípios é aprimorado com essa iniciativa conjunta, seja por meio do fomento ao emprego, ao empreendedorismo – via Banco do Povo Paulista, à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, enfim, a proximidade facilita o acesso a todos os programas da Secretaria, dando mais qualidade e agilidade às demandas e atendendo às necessidades reais dos setores da economia local e regional.

Piracicaba sempre foi nosso foco, porque se trata da maior cidade da região. Enviamos um ofício ao prefeito em janeiro e houve uma grande dedicação da administração local em agilizar o processo. A data de inauguração ainda não está confirmada, mas será em breve e amplamente divulgada pela imprensa regional, porque se trata de um enorme ganho para todos.

O Evandro, que atuou como diretor-regional da SERT antes de ser nomeado secretário, sabe bem os benefícios que esse escritório trará e se empenhou diretamente nessa conquista. Agora, a Secretaria terá um local específico para receber os representantes dos municípios, facilitando as parcerias entre eles e com o Estado, inclusive.

Em paralelo, estamos intensificando as conversações com o Governo Federal para ampliar serviços na região. De todo modo, independentemente disso, a Secretaria está trabalhando incansavelmente. Já conseguimos, por exemplo, levar alguns cursos do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) para Piracicaba, em fevereiro, o que está em consonância com a orientação dada pelo governador Geraldo Alckmin.

Tenho dito que a situação ainda é difícil para o trabalhador em todo País, mas, especialmente na região, temos possibilidades de reação. À medida que os meses passam parece que as coisas se tornam menos nebulosas, então, temos de acreditar e atuar para que um novo momento se solidifique o quanto antes.

Nossa luta é contínua na busca por melhoria nas oportunidades de trabalho, de renda, na manutenção e ampliação de oportunidades. Por isso, parcerias e convênios com prefeituras, organizações não-governamentais, entidades representativas, outros órgãos do Estado e da União são essenciais para nos prepararmos para a retomada, que cedo ou tarde virá. Piracicaba não nos faltou. Estamos juntos!

 

José Luiz Ribeiro, o Zé Luiz, é secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho; vereador licenciado da Câmara de Piracicaba; presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da cidade; diretor licenciado da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.