A aula inaugural da segunda turma de cursos de qualificação profissional oferecidos neste ano pela Sert (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo), em parceria com a prefeitura, aconteceu na noite de ontem (26), na Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda). O titular da Sert, José Luiz Ribeiro, participou do evento.

O auditório do prédio que abriga a secretaria ficou completamente ocupado pelos 120 selecionados que iniciam hoje as aulas de auxiliar de departamento pessoal, assistente administrativo, técnicas de vendas e operador de caixa.

O encontro começou com um vídeo motivacional veiculado em um telão para os estudantes. Em seguida, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, passou informações sobre os benefícios oferecidos aos alunos — bolsa-auxílio de R$ 210; vale- transporte de R$ 120; certificado; material didático e lanche, após a conclusão das aulas — e a infraestrutura das salas onde os cursos serão ministrados, localizadas na própria Semtre.

Foram apresentados, ainda, os professores da turma. Evangelista comentou que de 2 de janeiro até anteontem passaram pela Semtre cerca de 20 mil pessoas, sendo 16 mil delas à procura de emprego.

“Apenas 15% destes 16 mil foram encaminhados a uma entrevista de emprego, porque os demais não têm qualificação profissional, o que é uma exigência dos empregadores”, falou.

Também se dirigindo aos estudantes, o secretário da Sert relatou que no início da vida profissional trabalhou na roça e como operário de fábrica. Ele ressaltou, em entrevista exclusiva ao Jornal de Piracicabaantes do início da aula inaugural, que quanto mais qualificação a pessoa tiver, melhores as chances dela no mercado de trabalho.

“A cada dia há uma nova tecnologia e novidades no mercado, portanto, nós precisamos aprender diariamente”, afirmou.

Participaram do evento, ainda, o vereador Wagner Oliveira (PHS), o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, José Florêncio, o Bahia, e o presidente eleito para administrar a entidade em 2018, Wagner da Silveira (Juca).

ESPERANÇA — Selecionada para o curso de técnicas de vendas, a piracicabana Gislaine Oliveira, 30, disse que está desempregada há nove meses e que a oportunidade das aulas na Semtre significa a esperança de retornar ao mercado de trabalho.

“Eu trabalhava como operadora de máquinas e depois que perdi o emprego senti muita dificuldade em encontrar outro na mesma área, mas como mudar de área sem qualificação e sem condições de pagar um curso por estar desempregada?”, questionou.

 

FONTE: Jornal de Piracicaba