Entre janeiro e abril, Piracicaba registrou uma queda de 98,8% nos casos de dengue, em comparação ao mesmo período de 2016. No primeiro quadrimestre de 2017, houve o registro de 25 pacientes infectados com a dengue na cidade, enquanto que nos quatro primeiros meses do ano passado foram contabilizados 2.108 casos da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Os dados foram divulgados pela pasta municipal simultaneamente à informação, do Ministério da Saúde, de que no primeiro quadrimestre de 2017 os casos suspeitos de dengue no País decresceram 90,4% em comparação ao mesmo período de 2016. A pasta municipal comemora a performance acima da média nacional e atribui a queda à combinação entre ações do poder público, cooperação da população e emprego de Tecnologia.
Houve ainda a redução de casos de chikungunya e zika. E novamente Piracicaba superou a estatística nacional, que já era boa. Piracicaba teve sete casos de chikungunya entre janeiro a abril de 2016, enquanto que em 2017 foi registrada apenas uma ocorrência da doença. E mesmo assim, importada, frisa a pasta.
“Considerando este caso, a queda equivale a 86%, enquanto no País diminuiu 68,1%”, diz a Saúde. Quanto à zika, no ano passado o município teve a confirmação de 62 casos. “Este ano caiu para zero, equivalente a 100%, enquanto no país foi de 95,4%”, compara a secretaria.
A Secretaria da Saúde diz que a meta é eliminar a dengue na cidade ou, ao menos, mantê-la em um nível mínimo tolerável. “A combinação de ações tradicionais com novas tecnologias está permitindo vislumbrar essa meta”, afirma o secretário de Saúde, Pedro Mello.
“A ação tradicional tem um caráter pedagógico, pois o trabalho junto à população é importante para ampliar a conscientização sobre os perigos do Aedes aegypti. Já a tecnologia do ‘Aedes do Bem’ complementa essa ação, chegando onde a ação humana não alcança, ou seja, exatamente onde a fêmea selvagem se esconde: em todos os cantos possíveis de um imóvel, comercial ou residencial, fechado ou aberto”, acrescenta.
Gripe
Após um mês, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Piracicaba atingiu 29,83% do público-alvo da ação, informa a Secretaria Municipal de Saúde. O balanço foi fechado no último sábado (6), quando houve a vacinação na Zona Rural. O “Dia D” da campanha será neste sábado (13), com vários postos volantes espalhados pela cidade.
Tendo como referência a meta nacional do Ministério da Saúde, de vacinar 90% dos grupos prioritários, em Piracicaba devem ser imunizados 76.215 pessoas, de um universo de 84.683 cidadãos que compõem o público-alvo da campanha (idosos, crianças, gestantes, profissionais da Saúde, populações indígenas, pessoas com comorbidades e outros grupos). A ação de Saúde vai até o dia 26 de maio.
FONTE: Gazeta de Piracicaba