Após as chuvas da noite de quinta (18) e da madrugada desta sexta-feira (19), Piracicaba (SP) ultrapassou a quantidade de chuvas relacionada à média histórica de maio. De acordo com o o Sistema de Telemetria do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), em 12 horas, a cidade registrou 42,7 milímetros de chuva.

O valor representa 81% se comparado com a média histórica do mês, que é de 52,59 milímetros. Diante da quantidade grande de chuva, a vazão e o nível do Rio Piracicaba subiram rapidamente, segundo o Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp).

Com a quantidade que já tinha acumulada de chuva dos primeiros 18 dias do mês, de 20,5, o valor ultrapassou a média. De acordo com o boletim diário do PCJ, a chuva acumulada até agora é de 63,25, ou seja, 120% a mais do que o número médio de maio.

Previsão

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é que o tempo continue úmido até o domingo (21). Nesta sexta e sábado (20), a cidade deve registrar picos de chuvas periódicas durante o dia.

FONTE: G1