Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região participaram nos dias 12,13 e 14 de junho, em Praia Grande, do 8º Congresso Nacional da Força Sindical.

Mais de 3 mil dirigentes sindicais de diferentes categorias estiveram presentes do Congresso. O evento contou com a presença do secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro e do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O secretário José Luiz Ribeiro, apresentou algumas das ações do Governo do Estado, via SERT, no período em que está à frente da Pasta, e ressaltou a importância do diálogo para a solução de problemas. “O momento atual é de garantir as conquistas”, afirmou.

Durante os dias do Congresso, os sindicalistas realizaram diversos encontros dos setores ligados a central. Temas como as reformas trabalhistas, previdenciária, direitos, cidadania, empregos, aposentadoria digna, fortalecimento da central, dentre outros, foram debatidos.

O deputado federal, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, foi reeleito presidente da Força Sindical.  No Congresso, Paulinho defendeu o diálogo como uma das peças chaves para garantir direitos e ampliar conquistas. “A nossa mobilização irá continuar.  A Força não é forte só no nome, mas forte na base, na mobilização e enfrentará as reformas trabalhista e previdenciária”, destacou.

Durante o Congresso, as mulheres lutaram e conseguiram a participação de 30% nos cargos de direção da Central e, para o próximo Congresso, poderão chegar a 50%. A decisão foi comemorada pelas trabalhadoras, que lutaram muito para ter essa reivindicação atendida. Paulinho cumprimentou-as pela garra. Participaram do Congresso 322 delegadas sindicais.

Para José Florêncio da Silva, Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, “os temas debatidos no Congresso foram importantes para o fortalecimento do movimento sindical. Temos um compromisso de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores”, comentou.