O sorriso do coração

A odontologia está cada vez mais avançada, tanto na prevenção de uma simples cárie, quanto no tratamento de problemas bucais de alta complexidade. Se por um lado isso é importante para a qualidade de vida e para fatores estéticos, por outro pode até beneficiar o coração!

Diversos estudos clínicos já comprovaram que a falta de cuidados bucais pode desencadear graves doenças cardiovasculares. Tais pesquisas demonstraram que as bactérias causadoras de cáries, gengivite e periodontite (inflamação dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes) podem penetrar na corrente sanguínea.

Quando isso ocorre, há risco de se desenvolver a endocardite infecciosa – um ataque desses micro-organismos ao revestimento interno do coração –além de problemas como infarto, aterosclerose e acidente vascular cerebral (AVC). As bactérias também aumentam os níveis da proteína C-reativa, produzida no fígado e igualmente associada a enfermidades cardiovasculares.

Assim, não há dúvidas de que a saúde do coração está atrelada aos cuidados com os dentes. Por isso, é fundamental escová-los pelo menos três vezes ao dia, após as refeições, utilizar o fio dental diariamente e visitar o odontologista a cada seis meses para prevenir problemas.