7 simples regras que te farão ter uma boa relação em qualquer lugar

Construir novos relacionamentos nem sempre é algo fácil. E as coisas podem ser bem estranhas quando chegamos a um novo local de trabalho, uma nova escola ou faculdade. Principalmente, se ali já existe uma equipe/grupo consolidada (o). Conquistar seu espaço e a confiança dessas pessoas requer tempo e paciência.

Muitas pessoas têm bastante facilidade em se comunicar e se posicionar. Mesmo com desconhecidos. Mas, isso nem sempre garante que os relacionamentos que ela irá construir sejam saudáveise verdadeiros. Pensando nisso, hoje, trouxemos para vocês algumas dicas e regras que te ajudarão a se juntar a uma nova equipe ou se dar bem em um novo lugar. Confira!

1 – Não tente ser amigo de todos

Quando você entra em uma nova empresa ou inicia um novo curso, é bom relembrar que você está ali para trabalhar ou obter novos conhecimentos. Embora, ser cortês, proativo e solícito não é algo que você não deva deixar se ser. Verdadeiras amizades aparecerão naturalmente com o tempo.

O mesmo ocorre com o flerte. Tal ação pode implicar em diversos conflitos e mal entendidos. Seja com colegas de trabalho ou até mesmo com a gerência e administração.

2 – Comece o diálogo

Novos colegas de trabalho podem ser mais cautelosos ao te receberem. Talvez você tenha assumido o lugar de alguém que eles amavam e respeitavam. Nessa situação, os funcionários mais antigos, podem, se não te ignorarem, não ser esforçarem para lhe passar as atribuições ou te ajudar a se encontrar no novo local. Seja corajoso e inicie o diálogo. Seja no elevador, na cozinha. Demonstre atenção, mas nada muito obsessivo. Não force a barra.

3 – Seja cauteloso nas redes sociais

Não se apresse em adicionar novas pessoas que chegaram na sua vida, no novo trabalho, por exemplo. É bom dar uma avaliada em sua página, se há algo que possa gerar conflitos, constrangimentos, ou uma opinião errada sobre você. Com o tempo, as pessoas também provavelmente irão solicitar interação com você. A comunicação nas redes pode ajudar a conhecer melhor as pessoas e fazer com que vocês possam se comunicar mais rapidamente.

4 – Peça ajuda

Segundo a regra de ouro de Dale Carnegie: permita que as pessoas sintam sua importância. Você acabou de chegar a uma nova equipe e isso significa que você pode dar aos novos colegas de trabalho a oportunidade de mostrar suas melhores habilidades. Peça a eles ajuda com o trabalho.

5 – Vá devagar

Recém-chegados costumam se expressar o mais rápido possível em uma nova equipe. Eles tendem a apresentar continuamente todos os tipos de propostas. E, bom, essa não é a melhor estratégia. É melhor compreender como funciona o trabalho e a organização da empresa antes e só então tome iniciativa. Nas palavras do consultor de negócios, Stephen Covey: primeiro tente ouvir e só então ser ouvido.

6 – Preste atenção a todos ao seu redor

Preste atenção em todas as pessoas que você convive. E se for em seu trabalho, aqueles que estão acima ou abaixo em sua escala hierárquica. Afinal, as coisas podem sempre mudar, e um dia aquela pessoa em quem você não prestava tanta atenção, ou até mesmo ignorava, pode vir a se tornar sua chefe ou abrir outras portas para sua existência no lugar, direta ou indiretamente.

7 – Nunca seja esnobe

Não tente demonstrar superioridade em um novo trabalho ou grupo/local de estudos, mesmo se achar que é mais experiente ou que sabe mais do que aqueles ao seu redor. Ainda que seja verdade, esse tipo de comportamento provavelmente vai incomodar aqueles que dividem o mesmo espaço que você. Se você souber como ajudar alguém, ótimo. Ofereça ajuda. Mas sem gabar por isso.

 

FONTE: Fatosdesconhecidos.com