O que acontece quando você consome apenas suco e água durante 3 semanas?

Dietas para emagrecer são muitas vezes polêmicas. Várias pessoas se submetem a uma restrição rigorosa na alimentação na busca de um corpo perfeito. O problema não está na dieta em si, mas na forma com que são feitas. Muitas delas, que prometem um emagrecimento em tempo recorde, nem sempre são benéficas ao corpo. E ao invés de conseguir o peso desejado, você pode acabar trazendo complicações graves à sua saúde. E foi isso que aconteceu com uma mulher de Israel, que passou três semanas bebendo apenas suco e água.

O corpo humano necessita de nutrientes para funcionar. E privar o organismo desses nutrientes pode causar grandes danos à saúde. Uma mulher israelense, que não foi identificada, corre risco de ter danos cerebrais irreversíveis depois de fazer uma dieta a base de suco e água, e nada a mais.

Hiponatremia

A mulher, de 40 anos, teve que ser hospitalizada na semana passada devido a uma grave desnutrição. Segundo informações da agência de notícias israelense Mako, a mulher estava pesando menos de 40 quilos. O seu quadro crítico foi em decorrência de um desiquilíbrio de sal no organismo, devido a uma dieta que ela estava fazendo.

Os médicos agora temem que ela possa ter desenvolvido danos cerebrais irreversíveis. O tipo especifico do desequilíbrio salino não foi esclarecido, mas de acordo com o Daily Mail, a mulher pode ter desenvolvido hiponatremia.

De acordo com a Clínica Mayo, a hiponatremia acontece quando os níveis de sódio no sangue estão muito baixos. Isso pode ser causado por beber muita água, além do necessário para a sobrevivência. Quando o sódio no sangue está muito baixo, a água se move dentro das células com o intuito de equilibrar e melhor a concentração de sódio. Mas, segundo o National Institute of Health, esse aumento da água no organismo pode fazer com que as células inchem.

Esse inchaço especificamente é bastante problemático quando acontece nas células cerebrais. Em casos mais graves, esse inchaço cerebral instantâneo pode resultar em um coma e até na morte. Por isso, a preocupação com o estado da mulher israelense.

Mesmo que saibamos que a água potável é essencial para a nossa saúde, a Clínica Mayo, alerta para que as pessoas não exagerem no seu consumo. Levando em consideração que o consumo excessivo de água pode desenvolver um quadro grave de hiponatremia. Uma outra opção, seria que durante atividades que exigem mais do corpo, como a corrida de resistência, as pessoas possam considerar a substituição de água por outras bebidas esportivas. A maioria dessas bebidas contém eletrólitos, que podem ajudar a prevenir a hiponatremia.

Dietas a base de água

São inúmeras as dietas que prometem um milagre. Não se engane. A matemática do emagrecimento é simples, não é necessário abrir mão da sua alimentação. É necessário fazer escolhas mais saudáveis e equilibradas, aliando isso a uma atividade física. E é um processo que leva tempo. Não é algo que em 4 semanas você já vai ter alcançado o peso desejado.

A água pode ser uma aliada importante na sua dieta, mas viver somente a base de água não é a solução para alcançar o corpo do verão. A saúde deve ser a prioridade quando se trata de dietas restritivas. Afinal, tudo em excesso faz mal, e isso também se aplica a água.

 

FONTE: Fatosdesconhecidos