Início Notícias Notícias da Imprensa Paulinho da Força sugere volta do aumento real do salário mínimo

Paulinho da Força sugere volta do aumento real do salário mínimo

- Publicidade -

O jornal Agora SP publicou em sua edição impressa, desta sexta-feira (24) matéria falando sobre um projeto de autoria do deputado Paulo Pereira da Silva (Solidariedade-SP), Paulinho da Força, para retomar a política de valorização do salário mínimo vigente nos governos petistas. O projeto deverá ser protocolado na Câmara dos Deputados nos próximos dias pelo parlamentar.

A proposta de emenda à medida provisória 916/2019, que reajustou o piso para R$ 1.039, prevê ajuste anual pela soma da inflação ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes. Se aprovada, a regra valeria até 2023.

“Essa política foi uma conquista das centrais sindicais”, afirmou Paulinho. “Não é uma política do PT.”

A proposta vai contra a intenção do governo de criar regra de reajuste sem aumento acima da inflação. “A emenda já tem um certo respaldo dentro da Câmara. É uma política que deu certo”, disse Paulinho da Força.

O aumento real foi implementado informalmente em 1994, por Fernando Henrique Cardoso (PSDB). As gestões petistas oficializaram a medida.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabeleceu a fórmula pela inflação mais a variação do PIB de dois anos antes. Dilma Rousseff (PT) transformou regra em lei com vigência de 2015 a 2019.

FONTE: Agora SP
Anúncios