Em assembleia realizada hoje (27/5), às 7 horas, pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba com os trabalhadores da Metalúrgica São José, por meio de votação secreta, decidiu-se o encerramento da greve que se iniciou em 5 de maio. Mediante a decisão da maioria, os 106 trabalhadores aceitaram a proposta feita pela empresa e retornaram aos seus postos de trabalho.

Demissões – Mesmo com o retorno dos trabalhadores, a empresa comunicou a demissão de 162 trabalhadores. De acordo com José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “o Sindicato nunca concordará com uma situação como o que está acontecendo na São José, em que os trabalhadores não estão recebendo salários e benefícios, no entanto, de forma democrática, respeita a decisão da maioria dos trabalhadores, que foi tirada em assembleia.

Agora a luta do Sindicato é também para que os demitidos recebam os seus direitos trabalhistas. Para Wagner da Silveira, o Juca, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “o Sindicato já fez a denúncia no Ministério Público para reabrir a TAC (Termo de Ajuste de Conduta), que a empresa assinou e não cumpriu”, destacou.

A Metalúrgica São José ainda deve (para os que retornaram e os demitidos), o pagamento integral (100%) dos salários de abril, que deveriam ser pagos em 5 de maio e benefícios como vale-compra, férias vencidas e os acertos trabalhistas dos demitidos.

Nova Assembleia – O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba agendou para dia 2 de junho, segunda- feira, às 18 horas, no Clube Recreativo da Entidade (Av. Dois Córregos, 3.110) uma nova assembleia com os funcionários demitidos para definir as medidas cabíveis que serão tomadas.

Texto: Ricardo Flaitt | Foto: Mateus Medeiros | Webmaster: Diego Cavali