Das 3h às 8h desta terça-feira (8) choveu acumulado de 3,4 milímetros.
Precipitação ajuda na qualidade do ar, mas não na agricultura, diz Esalq.

dsc_0030

Piracicaba (SP) amanheceu chuvosa nesta terça-feira (8) após ficar 45 dias sem precipitações significativas. Das 3h às 8h choveu o acumulado de 3,4 milímetros. O último registro de chuvas na cidade foi em 23 de maio, quando o acumulado foi de mais de 10 milímetros. Mesmo com este cenário, o Rio Piracicaba não sofreu alterações na vazão registrada durante a última semana.

De acordo com o professor Paulo Sentelhas, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a chuva desta terça é considerada inesperada. “As previsões apontavam que só iria chover depois da primeira metade do mês, mas uma frente fria conseguiu furar o bloqueio causado pelo fenômeno El Niño, no sul do país, e chegar até o estado de São Paulo”, explicou o docente.

Apesar de o acumulado de 3,4 milímetros ser considerado uma chuva significativa, já que é superior a 2 milímetros, a chuva contribui pouco para melhorar o cenário atual de crise hídrica. Para haver mudanças na agricultura, por exemplo, seriam necessários cerca de 10 milímetros. “A principal diferença que podemos notar está na qualidade do ar, que ficará menos seco e facilitará a respiração”, completou Sentelhas.

A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que nesta quarta (9), quinta (10) e sexta (11) deverá chover e, consequentemente, as temperaturas irão cair. A mínima prevista é de 12ºC na sexta.

Rio Piracicaba
A vazão do Rio Piracicaba, no techo que passa pelo Centro da cidade, não se alterou com a chuva, permanecendo na casa dos 22,9 mil litros de água por segundo nesta terça, conforme o Sistema de Telemetria do Consórcio PCJ. O valor está bem abaixo da média para dias de julho, que é de 67,40 mil litros de água por segundo, de acordo com a série histórica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).

FONTE: G1 Piracicaba e Região / Piracicaba amanheceu chuvosa e obrigou população a usar guarda-chuvas (Foto: Leon Botão/G1)