small_09072014-12

O comércio de Piracicaba abre nesta quarta-feira (09/07), feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, esperando vendas aquecidas e movimento 50% maior que nos outros dias da semana.

A data próxima ao dia de pagamento da maior parte da população é um dos fatores de motivação para a maior parte dos lojistas, que também esperam recuperar o fraco desempenho devido ao fechamento antecipado em dias de jogos do Brasil na Copa.

A abertura no feriado é facultativa e os empresários que optam pelo funcionamento precisam ter uma documentação especial que autorize a operação.

O horário de atendimento vai das 9h até as 16h e a expectativa é de que a maioria dos estabelecimentos comerciais esteja aberto ao público.

Gerente de uma loja de calçados no centro, Elizabete Pereira disse que a abertura em 9 de julho já é tradicional e esperada pelos consumidores.

Ela acredita que a data próxima ao dia do pagamento faz com que o funcionamento do comércio compense, pois há um movimento maior de pessoas na rua. “Sempre funcionamos na data e esperamos que o movimento seja bom e compense a abertura, pois a maior parte da população já recebeu o pagamento do mês”, disse.

A subgerente Cleyde Amâncio comentou que os feriados costumam ter movimento em média 50% acima do registrado em outros dias.

Segundo ela, o maior fluxo é de piracicabanos, com poucos consumidores da região. “Esperamos que este feriado seja melhor para o comércio. O dia 9 de julho tem movimento diferente, tem ano que é bom, tem ano que nem tanto, mas a expectativa é das melhores, até porque tivemos muitos dias com fechamento antecipado devido aos jogos da Copa”, concluiu.

O Shopping Piracicaba também terá horário de funcionamento especial neste feriado. As lojas, assim como a praça de alimentação e área de lazer, funcionam a partir do meio-dia e fecham às 22h.

O centro de compras segue com o Angry Birds Park, espaço temático de 170 metros quadrados com várias atrações montados na Praça de Eventos Norte (Piso L1).

A visitação é gratuita e algumas atrações têm ingressos com valores variados a partir de R$ 5.

SERVIÇOS PÚBLICOS — O feriado paralisa a maior parte dos serviços públicos em Piracicaba. Prefeitura, Câmara, Ipasp, Poupatempo estadual e municipal, além das secretarias e autarquias, não funcionam nesta quarta-feira (09/07).

Também não haverá expediente bancário. O mercado municipal abrirá das 6h às 12h. Já as feiras e varejões que funcionam às quartas atendem normalmente.

Farmácias, postos de combustível e supermercados seguem escala própria de funcionamento. No transporte coletivo, os ônibus circulam nos horários de domingo e feriados, com exceção das linhas 0210-Unileste/ Centro; 0216-Unileste/Cecap e 0505-Uninorte, que funcionam como aos sábados.

A linha Hyundai terá funcionamento com horário de segunda a sexta- feira. Quem busca lazer neste feriado, encontrar o zoológico municipal aberto à visitação das 9h às 16h30.

A Casa do Povoador funciona das 8h às 18h e o Museu da Água, das 9h às 17h. O elevador turístico e o casarão do turismo abrem até as 18h.

O Parque da Estação da Paulista também terá funcionamento das 5h às 22h.

FONTE: Danielle Gaioto / Foto: Isabela Borghese/JP