Ofertas de emprego pelo CAT mais que triplicam no 1º semestre

- Publicidade -

small_20140716-01-01As ofertas de emprego disponibilizadas através do CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) de Piracicaba no primeiro semestre deste ano mais que triplicaram em relação ao mesmo período do ano passado.

O número de vagas saltou de 1.162 de janeiro a junho de 2013 para 4.016 nos seis primeiros meses de 2014.

Os dados foram divulgados terça-feira (15/07) pela Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda). As oportunidades foram geradas, em maior parte, por pequenas e médias empresas – embora companhias de maior porte também figurem entre as empregadoras.

O setor de serviços, seguido por comércio e construção civil, foram os que mais influenciaram positivamente os índices. Houve aumento também no encaminhamento de profissionais, que passou de 8,2 mil para 9,5 mil no comparativo entre os semestres.

Os bons resultados, que seguem na contramão dos indicadores das indústrias, são creditados à diversidade econômica de Piracicaba e também ao trabalho de reforço do CAT como intermediador entre mão de obra e mercado empregador, comentou o secretário municipal do trabalho e renda, Sérgio Fortuoso.

“Temos uma cidade com condições diferenciadas e que recebeu diversos investimentos, tanto na criação do parque automotivo, como em outros setores como o parque tecnológico, a ampliação do shopping. Tudo isso gera novas oportunidades e novos postos de trabalho, consequentemente”, comentou.

Ele lembrou que a Secretaria também vem trabalhando muito neste setor, contando com importantes parcerias visando intensificar as oportunidades oferecidas tanto na intermediação da mão de obra com o mercado quanto na qualificação profissional, ofertas de ações aos empreendedores (Banco do Povo), entre outros.

Fortuoso destacou ainda as parcerias com a Esalq/USP (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), que fez um amplo trabalho a respeito da renda na cidade, e com Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Fumep (Fundação Municipal de Ensino), que aprofundaram análises a respeito do mercado de trabalho, entre outras instituições que mantém relacionamento estreito com a Semtre.

“É um trabalho coletivo e que tem resultados a serem comemorados”, disse.

O gerente de supermercado Célio Pereira destaca que a empresa utiliza inclusive o CAT para divulgação das vagas, mas ainda assim há certa dificuldade no preenchimento das ofertas.

“Hoje, encontramos dificuldade para contratar, pois no setor em que estamos há certa restrição pelos trabalhadores, já que é preciso trabalhar fim de semana e feriado. Além disso, temos uma indústria que paga pisos atrativos e isso acaba trazendo dificuldades para a gente”, disse.

Hoje, há pelo menos 24 vagas disponíveis no CAT.

SEMTRE — Além do aumento na oferta de emprego pelo CAT, a Semtre divulgou terça resultados positivos também no acesso ao micro-crédito.

O atendimento no Banco do Povo subiu de 895 no primeiro semestre do ano passado para 973 neste ano.

Indicadores positivos também no encaminhamento profissional. No Primeiro Emprego houve aumento de 2,1 mil para 2,8 mil atendimentos. Com o Time do Emprego, foram 106 participações contra 140.

Com cursos de qualificação, o saldo foi 105 contra 350 vagas oferecidas no comparativo.

FONTE: Jornal de Piracicaba / Danielle Gaioto / Foto: M. Germano/JP
Anúncios