small_30072014-1

Mesmo após abrir plano de demissão voluntária e programar férias seletivas como meios para adequar a produção, a Caterpillar iniciou corte de postos de trabalho em Piracicaba.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, foram homologadas 210 dispensas neste mês de julho e mais 180 estão programadas para o mês de agosto.

Até o final de setembro, segundo a entidade representativa de classe, 750 vagas formais devem ter sido cortadas.

O presidente em exercício do sindicato que representa os trabalhadores, José Florêncio da Silva, o Bahia, disse que a crise econômica tem trazido impactos à produção da multinacional e que, mesmo com as alternativas programadas pela empresa, não houve como manter o nível de emprego.

“A produção caiu muito e não houve como negociar banco de horas ou layoff [espécie de suspensão por tempo determinado dos contratos], isso não foi sequer cogitado diante da situação. Tivemos um expressivo volume de dispensas, tanto que o sindicato precisou contratar mais dois funcionários somente para homologação das rescisões”, disse.

Segundo Bahia, das 210 dispensas homologadas durante julho, 42 faziam parte do PDV (Plano de Demissão Voluntária), iniciado em julho pela empresa.

Ainda conforme o dirigente, como já havia sido negociado entre a Caterpillar e o sindicato, foram assegurados aos trabalhadores dispensados, além dos direitos rescisórios, o pagamento de dois salários nominais, manutenção de seis meses de assistência médica e um vale-compras de R$ 750, além da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que é calculada conforme o salário de cada operário.

“O sindicato quer manter o nível de emprego e fizemos o que podíamos para isso, mas a situação econômica é de dificuldade, isso é geral. Não é só a Caterpillar que tem feito adequações no número de trabalhadores, mas como ela é uma das maiores, os cortes com certeza são mais expressivos”, informou.

Ele pontuou que, além do setor ligado o setor sucroalcooleiro de Piracicaba também vem enfrentando dificuldades e não descarta que dispensas ocorram também neste segmento nos próximos meses.

Até o momento, no entanto, nenhum corte em massa foi registrado pela entidade. A Caterpillar não fala em número de dispensas, mas informou em nota que “está adotando medidas para ajustar seu patamar de produção à demanda esperada para o segundo semestre deste ano, de acordo com análises de mercado e informações obtidas através de sua rede de revendedores. Além disso, a empresa já anunciou férias seletivas para dezembro. Outras medidas continuam em estudo sempre no sentido de preservar ao máximo sua força de trabalho.”

A empresa é hoje líder mundial na fabricação de equipamentos de construção e mineração, motores a gás natural e diesel, turbinas industriais e locomotivas elétricas a diesel.

Também é líder na prestação de serviços financeiros por meio da Caterpillar Financial Services. Hoje, a marca está presente em mais de 200 países.

FONTE: Jornal de Piracicaba / Danielle Gaioto / Foto: Arquivo/Nilo Belotto