Reunião discutiu retomada da construção do contorno de Piracicaba, SP.
Em julho de 2013, 5 operários ficaram feridos e 5 morreram em acidente.

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A concessionária Rodovias do Tietê terá 30 dias para entregar à Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) um projeto de reconstrução e reforço das pontes do anel viário de Piracicaba (SP), de acordo com a superintendência regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Uma reunião sobre a retomada da construção foi realizada nesta terça-feira (29), em São Paulo (SP). A obra foi interditada após a queda de uma das estruturas das pontes sobre o Rio Piracicaba, que resultou na morte de cinco operários.

Acidente em anel viário deixou cinco mortos em Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/acervo pessoal)Acidente em anel viário deixou cinco mortos
(Foto: Mateus Medeiros/acervo pessoal)

Participaram da reunião representantes da concessionária responsável pela obra, o superintendente e a chefia da fiscalização da regional do MPT, da Artesp, da Prefeitura de Piracicaba e do Sindicato dos Metalúrgicos da Região. O objetivo do encontro foi debater a possível retomada nas obras na ponte que desabou sobre o Rio Piracicaba.

O trecho está interditado há pouco mais de um ano. De acordo com Luiz Antonio Medeiros, superintendente da regional do MTE, há interesse na liberação do local. “Temos total interesse em normalizar a situação, pois a população sofre com os desvios, enfrenta problemas de escoamento da produção e uma série de transtornos. Mas não podemos deixar de levar em conta que o acidente foi muito grave e que pessoas morreram”, afirmou Medeiros.

Medeiros disse ainda que inicialmente é avaliada a possibilidade de desinterditar o local do acidente para que os escombros possam ser removidos. Segundo ele, este será o primeiro trabalho realizado na área antes de retomar a obra.

“Estamos sendo cautelosos na liberação. Esperamos que a empresa apresente os documentos e projetos que serão avaliados pela nossa fiscalização. Temos que ter segurança de que acidentes dessa gravidade não voltem a ocorrer”, afirmou Medeiros.

A concessionária
G1 procurou a concessionária Rodovias do Tietê para se manifestar sobre o assunto. Até as 15h50 desta quarta-feira (30), porém, a assessoria da empresa ainda não havia respondido.

O acidente

acidente aconteceu no dia 1º de julho de 2013. Aleandro Souza dos Santos, de 25 anos; Anderson José de Oliveira, de 36 anos; Divaldo Ferreira da Mota, de 40 anos; Adenilson Morato de Farias, de 24 anos, e Adalton da Silva Dias, de 42 anos, morreram após a queda do pilar central de sustentação da ponte, de vigas e de equipamentos, outros cinco funcionários ficaram feridos e foram socorridos. Equipes do Corpo de Bombeiros demoraram 15 dias para resgatar todos os corpos. Na ocasião, a obra foi embargada pelo MTE.

Obra em anel viário está parada desde julho de 2013 em Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/acervo pessoal)Obra em anel viário está parada desde julho de
2013 (Foto: Mateus Medeiros/acervo pessoal)

Investigação
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a responsabilidade pelo acidente na obra no dia 2 de julho de 2013. Testemunhas foram ouvidas, bem como os responsáveis pela construção. No entanto, a apuração dependia da conclusão dos laudos para a finalização do inquérito. O documento foi entregue à Polícia Civil no início de junho de 2014.

Laudo
Após seis meses do acidente peritos da Polícia Técnico-Científica finalizaram a análise da estrutura do acesso, submersa no Rio Piracicaba, com a ajuda de uma ensecadeira. O laudo foi entregue à Polícia Civil no início de junho deste ano. O documento, assinado pelos peritos criminais Jefferson Willians de Gaspari, Luo Hung Tsair e Hugo Pedro Soares Filho, conclui o seguinte: “Ao se executar um pilar com tantas falhas grosseiras em sua ferragem e, ainda, desconsiderar o importante aviso pela ponte norte, foram assumidos os riscos inerentes, não se importando com as gravíssimas consequências aos trabalhadores e aos futuros usuários da ponte.”

FONTE: G1 Piracicaba e Região / Foto: Mateus Medeiros