Reunião realizada (29/7), às 10 horas, na sede da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego (rua Martins Fontes, 109, Bela Vista, São Paulo) reuniu representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, do MTE de Piracicaba, técnicos do MTE de São Paulo, representantes da Concessionária Tietê, da ARTESP – Agência de Trasnportes do Estado de São Paulo, da Hyundai, da Câmara Municipal de Piracicaba e da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª região para discutir e tentar encontrar uma solução quanto à finalização da obra do anel viário em Piracicaba.
A obra, localizada às margens da Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), que liga Piracicaba a Limeira está embargada há mais de um ano, quando em 1º de julho de 2013, uma ponte desabou, matando cinco operários. O Procurador do Trabalho, Nei Messias Vieira, relembrou que “já em 2012 houve uma primeira interdição desta obra, quando se notou que o sistema de fundações eram bem primários”.
O problema está longe de ser resolvido, pois a outra ponte do Anel Viário também apresenta riscos de desabamento, segundo o laudo do Instituto de Criminalística. A Concessionária Rodovias do Tietê possui um segundo laudo, realizado pelo IPT – instituto de Pesquisas Tecnológicas, mas que ainda não foi divulgado.
Durante a reunião, os representantes da Rodovias do Tietê se comprometeu a fornecer uma cópia do laudo produzido pelo IPT. Segundo Antônio Medeiros, superintendente do MTE no Estado de São Paulo, “esse é o primeiro passo para que se faça uma análise aprofundada sobre a situação, principalmente da outra ponte que não desabou”, ressaltou.
Para José Luiz Ribeiro, vereador em Piracicaba, “é preciso muita cautela sobre este caso, pois é considerável o risco de desabamento da outra ponte. Não se pode pensar somente no término das obras diante de qualquer hipótese de um novo desabamento”, destacou.
DESMEMBRAMENTO – Os representantes da Concessionária busca agilizar o processo para desembargar a obra. A apresentação do laudo do IPT é o primeiro passo nesse sentido. Também solicitaram o desmembramento do processo, deixando uma análise para a obra que desabou e outra para a questão dos escombros que estão no leito do rio. Segundo o engenheiro João, ligado à concessionária, a liberação da remoção dos escombros levaria aproximadamente 3 meses.
Os representantes do MTE, exceto tere sinalizado favorável ao desembargo quanto à remoção dos escombros, posicionaram-se contrários à qualquer liberação do restante da obra, uma vez que não há como se estabelecer uma avaliação sem uma análise mais aprofundada, mediante o conhecimento dos laudos e de novas visitas técnicas.
AVANÇO – O vereador José Luiz Ribeiro e Ricardo Martins, gerente-geral da Hyundai solicitaram à Concessionária, a finalização das obras nos trechos da Rodovia Laércio Corte (SP-147), próximo ao Anel Viário – sentido ao distrito industrial Uninorte, já que o local oferece risco às pessoas que ali trafegam.
Martins disse que a Hyundai, no sentido de preservar a vida dos trabalhadores e dos cidadãos, vem custeando monitores nos trechos da rodovia, onde praticamente não apresenta sinalização. “Adotamos estas medidas para evitar acidentes e, consequentemente, preservar vidas”, ressaltou.
O representante da Rodovias Tietê informou que o trecho não é de responsabilidade da Concessionária, mas que tomará as devidas providências no sentido de evitar possíveis acidentes.