O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) deu início ao Plano de Combate às Perdas Físicas de Água. Nesta ação, serão refeitas as zonas e pressão da rede de abastecimento de água da cidade.
De acordo com o engenheiro de saneamento do Semae Pedro Caes, o trabalho consiste em prolongar e interligar redes, instalar válvulas redutoras de pressão, medidores de pressão, pontos de medição de pressão e de uma central de monitoramento.
“A diminuição da pressão nas redes e o controle de pressão irão diminuir o número de vazamentos e, ocorrendo vazamentos, diminuiremos significativamente o volume de água perdido. A medição dentro desse setor fornecerá dados mais concretos para o controle dos volumes perdidos.”
O Plano de Combate às Perdas Físicas de Água será executado em 21 etapas, que serão licitadas e implantadas de acordo com o cronograma de investimentos do Semae, financiamentos dos governos federal e estadual, do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e da cobrança pelo uso da água.
Nesta primeira etapa o investimento será de R$ 755 mil para o setor “Boa Esperança Reservatório Elevado”, que atende a região de Santa Terezinha e que possui o maior índice de vazamentos, com 40 reclamações por dia, segundo o Semae.
Está prevista redução de 50% no número de ocorrências de vazamento e perdas de água. Segundo Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae, sempre houve investimentos na área e agora é o momento de focar nas perdas de água no sistema de distribuição.
“O Plano Diretor teve diversas ações executadas. Com o crescimento populacional, o Semae viu a necessidade de planejamentos cada vez melhores de distribuição de água.”
FONTE: Jornal de Piracicaba