Frente à crise em diversos setores no Brasil e que provoca o desemprego, o Sindicato dos Metalúrgicos vem realizando cursos de preparação para que os cidadãos desempregados sejam reinseridos no mercado de trabalho.
Alicerçado num sindicalismo-cidadão, os cursos são abertos para todos os cidadãos piracicabanos. “Quando há o desemprego e as pessoas estão precisando de apoio, para nós do Sindicato, independentemente de serem ou não metalúrgicos, pois são, sobretudo, cidadãos, que tem família e estão lutando por condições melhores”, acrescentou Florêncio.
Os cursos são uma complementação do trabalho desenvolvido pelo Sindicato que, constantemente, promove ações pela ampliação e manutenção de vagas na indústria, como fez na Dedini, Caterpillar, no Parque Automotivo e em diversas empresas que formam a base.
Para José Florêncio, o Bahia, “os cursos refletem o amplo e integral trabalho realizado pelo Sindicato, que luta para ampliar as vagas, melhorar os rendimentos dos ativos e também proporcionar amparo àqueles que estão em busca de emprego”, destacou. “Há muita gente que perde o emprego e fica perdida, então, orientamos para facilitar os caminhos da recolocação no mercado”, destaca Wagner da Silveira, o Juca, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba.
SOBRE O CURSO
Com o tema “Como se preparar para o mercado de trabalho?”, o curso, gratuito, tem como objetivo preparar os cidadãos para a reinserção no mercado de trabalho.
Possui duração de quatro horas, divididos em duas horas por semana, o curso abordará os seguintes temas:
a) resgatar as experiências de vida, criar seu portfólio de saber e habilidades;
b) Criar o Plano Individual de Recolocação profissional;
c) o que o mercado espera dos profissionais de hoje; suporte para a estruturação de currículo, cadastro de currículo on-line para distribuição;
d) como se prepara para a entrevista e dinâmicas de grupo; e) onde e como encontrar uma oportunidade de trabalho.
As formações das turmas obedecem a ordem das inscrições. São 50 cidadãos por curso, que teve sua primeira aula dia 9 de setembro.
Como se inscrever? – O curso é totalmente gratuito. Não há taxa de inscrição e vale para todos os piracicabanos que estão desempregados ou jovens que estão em busca do primeiro emprego. Os interessados em participar devem fazer a inscrição na secretaria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba (Av. Prudente de Morais, 914, Centro), segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
Texto: Ricardo Flaitt | Foto: Mateus Medeiros | Arte: Diego Cavali
















