
A qualidade do ar registrada às 17h de sexta-feira (12/09) em Piracicaba era pior que na maior parte dos bairros de São Paulo.
Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), durante o dia, a qualidade do ar ficou em nível considerado moderado, com quantidade de partículas inaláveis em 60 microgramas por metro cúbico.
No fim da tarde, a qualidade do ar na marginal do Rio Tietê (índice 36) e em Itaquera (37), por exemplo, era considerada boa.
O quadro é agravado devido ao baixo índice de umidade relativa do ar, que estava em 14% às 17h.
Ainda segundo a Cetesb, a qualidade do ar é considerada boa quando o índice está abaixo de 41 microgramas por metro cúbico, e ruim quando passa de 80.
Quando a umidade cai abaixo de 30%, é decretado estado de atenção, o que faz com que a atual situação da cidade esteja fora dos padrões de segurança nas duas medições.
Diante do quadro atual, pessoas com doenças respiratórias podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço e quem tem problemas cardíacos ou pulmonares deve evitar atividades que exigem esforço ao ar livre entre 11h e 15h e não ficar exposto ao sol.
Outro fator que contribui para a elevação do índice de poluentes no ar é a ausência de chuvas, conforme informou a Cetesb.
Em nota, a empresa diz que “a explicação para o aumento no nível de poluentes reside principalmente nas condições meteorológicas, com pouca chuva e pouco vento.”
Um dos fatores que mais contribuem para a baixa qualidade do ar são as constantes queimadas registradas nas áreas urbana e rural do município.
Ainda em nota, a Cetesb explicou que “as queimadas, como todo processo de combustão, emitem partículas que contribuem para aumentar a concentração de poluentes na atmosfera. A queimada nunca pode ser feita quando o teor de umidade relativa do ar estiver abaixo de 20%, cenário que Piracicaba enfrenta atualmente.”
Legislação estadual proíbe a realização de queimadas das 6h às 20h, de 1º de junho a 30 de novembro.
Após essa data, a proibição persiste quando forem constatados índices entre 20% e 30% por dois dias consecutivos, nesses casos a queima é suspensa durante o dia.















