Cerca de 6.800 usuários do transporte coletivo da cidade devem fazer a troca do cartão TIP pelo cartão VAI, da empresa Via Ágil, responsável pelo transporte público desde maio de 2014.
Segundo a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), cerca de 2.000 usuários que utilizam a gratuidade do sistema e outros 4.800 correspondentes ao vale transporte convencional ainda precisam comparecer à sede da empresa para recadastro e troca do cartão.
Desde 3 de agosto não é mais permitido inserir créditos no cartão TIP, no entanto, o cartão ainda funciona.
Conforme informado, 94% dos cartões gratuitos (concedido a idosos, aposentados por invalidez e deficientes) já foram substituídos, os demais 6% são de pessoas que não utilizam freqüentemente o transporte público.
Os usuários do transporte público da cidade somam 130 mil pessoas, 34 mil delas são beneficiados pela gratuidade. Dos que utilizam os cartões tipo Popular — e que pagam R$ 2,75, e Vale-Transporte, R$ 2,95 —, 95% já foram substituídos. Os outros 5% utilizam ainda o cartão antigo por estarem com crédito. Dos estudantes, que têm desconto de 50% sobre os R$ 2,95, 99,3% já substituíram seus cartões.
Carlos Eduardo de Oliveira (foto), 21, tinha o cartão TIP, mas perdeu e foi fazer o cartão VAI a pedido da empresa onde irá trabalhar.
“Eu já trabalhava, mas não tinha vale-transporte. Começo essa semana nesta empresa e preciso do cartão para que depositem os créditos”, disse.
Davi Gabriel da Silva, 15, começará a trabalhar como menor aprendiz e a empresa pediu para que fizesse o cartão. “Começo dia 23, mas vim adiantar”, relatou.
Por enquanto, os usuários poderão utilizar os cartões antigos (no caso dos que contam ainda com crédito).
“Quando houver definição de datas para alteração total do sistema antigo, a população certamente será avisada e orientada de como deverá proceder. Sem prejuízo ao usuário”, informou o diretor do Departamento de Transportes Públicos da Semuttran, Vanderlei Quartarolo.
A sede da Via Ágil está localizada à avenida José Micheletti, 558, ao lado do TCI (Terminal Central de Integração).
Para fazer o cadastro e substituir o cartão, o usuário deve levar CPF, RG e comprovante de residência, além de declaração no caso dos aposentados e de pessoas com deficiência.
A central funciona de segunda a sexta das 8h às 17h30 e aos sábados das 8h às 12h. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 0800-770-3553.