Mais um radar começou a funcionar à 0h desta quinta-feira (29/01) na rodovia Geraldo de Barros (SP-304), no quilômetro 168,5, entre Piracicaba e São Pedro.
O limite de velocidade para carros e motos é de 90 km/h.
Caminhões e ônibus poderão alcançar, no máximo 70 km/h.
Somando este aos sete equipamentos fixos que começaram a funcionar desde o começo do ano e aos dois radares que já existem no quilômetro 158, o trecho entre os quilômetros 146 e 182, que pertence à Piracicaba, passou a contar, em média, com um radar a cada dez quilômetros.
Os novos equipamentos já estão funcionando nos quilômetros 148,6; 150,3; e 152,7 no trecho da rodovia denominado Luiz de Queiroz — entre Piracicaba e Americana —, e nos quilômetros 169,4; 171,8; 173,4;176,2, no trecho da Geraldo de Barros.
Além dos radares fixos, três radares com a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), conhecidos como radares inteligentes, já estão funcionando nos quilômetros 155,85 e 171,15 — nos dois sentidos — da rodovia.
O DER (Departamento de Estradas e Rodagem) informou que os equipamentos não atuam na fiscalização e servem apenas para fornecer informações ao motorista sobre a condição da via e o tempo de viagem pelo trecho.
De acordo com a assessoria de imprensa do DER, o objetivo do órgão com a implantação dos novos equipamentos é reduzir o número de acidentes e mortes na rodovia.
Em 2013, 30.663 veículos trafegaram pela SP-304, segundo estatísticas do departamento.
Para o especialista em trânsito José Almeida Sobrinho, a quantidade de radares novos está dentro da média de outras rodovias.
“O DER faz um estudo detalhado que leva em conta o volume de tráfego e a quantidade de acidentes que ocorrem no trecho e a partir disso os locais são definidos. Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro já têm essa quantidade de radares operando.”
Ele destacou que os radares instalados nos trechos urbanos servem para diminuir o risco de acidentes com pedestres.
“No caso dos trechos das rodovias que passam pelas cidades, os radares servem para diminuir a incidência de atropelamentos e garantir mais segurança aos pedestres”, afirmou Sobrinho.
“Os motoristas estão sempre com pressa, querem chegar cedo nos compromissos e muitas vezes não se atentam para o risco que estão correndo por dirigir acima da velocidade permitida. Os radares são importantes para inibir esse tipo de ação”, disse o especialista.
REGIÃO — Rodovias da região também ganharam novos radares.
Um novo equipamento começou a funcionar ontem no quilômetro 131,17 da SP-304, em Americana.
Ainda na mesma rodovia, mas no trecho que pertence a São Pedro, dois radares passaram a funcionar nos dois sentidos do quilômetro 208,4.
Em Santa Bárbara D’Oeste, um novo equipamento começou a operar na rodovia Luis Ometto (SP-306), no quilômetro 22,95.