small_2015-05-10-0010-01O mercado de veículos seminovos em Piracicaba cresceu 5,8% entre janeiro e abril deste ano, alcançando a comercialização de quase 15 mil unidades, mostrou levantamento divulgado pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).

Os modelos do tipo comercial e as motocicletas lideram esse crescimento, com índices quase três vezes superiores à média geral da cidade.

A comparação é referente ao mesmo período do ano passado.

De todas as unidades comercializadas no quadrimestre, 9.803 foram automóveis de passeio, voltados ao uso familiar basicamente.

Já os comerciais leves somaram 2.286 unidades, enquanto as motos tiveram registro de 2.161 comercializações.

Outras categoria, o que inclui comerciais pesados, registraram 391 unidades vendidas.

A preferência do consumidor, mostrou o levantamento, é pelos usados jovens, com faixa entre quatro e oito anos de uso — 39,4% do total comercializado são veículos que se encaixam neste perfil.

Os seminovos, com até três anos, vêm na sequência, com uma fatia de 26,85% do mercado.

Mas os modelos com mais idade (13 anos ou mais) também continuam sendo bastante comercializados, com 21% do total.

O que o estudo apontou, no entanto, é que apenas os seminovos tiveram alta de comercialização entre o ano passado e este ano.

Eles alcançaram crescimento de 55,3% no período comparativo, enquanto usados jovens, usados maduros e “velinhos” tiveram queda acumulada entre 1% e 12,6%.

“Sentimos um aquecimento do mercado de seminovos, principalmente porque a diferença de preços entre os modelos zero e os seminovos aumentou muito com o fim dos incentivos para o setor de novos. Presenciamos um aumento em torno de 10% no acumulado de janeiro a abril e este ritmo tem se mantido nos primeiros dias de maio”, afirmou José Carlos Mandro Junior, gerente de vendas do grupo Stefanini.

Ele cita que, diante de uma mudança no perfil dos consumidores, que têm buscado carros mais completos em vez de modelos mais simples, os seminovos se tornam uma opção muito atrativa.

“As pessoas têm saído daquela versão básica, elas procuram modelos já com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e conseguem encontrar um modelo seminovo com tudo isso pelo preço de uma versão inicial de um zero quilômetro, por exemplo”, informou.

Mesmo com as dificuldades da economia, entre elas a restrição de crédito, ele diz que o mercado de usados continua atrativo e que o financiamento continua sendo muito solicitado e liberado no setor.

O gerente de seminovos da Aversa, Fábio Lessa, reforça que a tendência é de que o setor continue em expansão daqui para a frente e que o segundo semestre, com certeza, apresentará um desempenho ainda melhor que o primeiro, que já superou os números de 2014.

Ele cita que a maior parte dos consumidores que buscam o mercado de seminovos é para a troca de veículos e que, em vez dos financiamentos de 100% do modelo, em geral, são feitos empréstimos menores.

“O que a maioria dos consumidores busca é um modelo novo e com baixa quilometragem. De forma geral, hoje, os compradores estão mais decididos pelo modelo e já vem sabendo o que quer levar”, disse.

O coordenador comercial do Jornal de Piracicaba, Toninho Fioravante, ressaltou a força do setor de seminovos e destacou que o caderno de veículos trazido pelo JP é referência no mercado, procurado tanto por quem quer vender quanto por quem quer comprar um veículo.

“O caderno é forte, tradicional, com credibilidade e grande circulação.”

MAIS VENDIDOS — Segundo o balanço da Fenauto, os modelos de automóveis mais vendidos durante o mês de abril em Piracicaba foram Gol, Palio, Uno, Fiesta, Celta, Corsa, Civic, Corolla, Fox e Ka.

Entre os comerciais leves, lideram Saveiro, Strada, Ecosport, Montana, S10, Hilux, Ranger, Kombi, CRV e Fiorino. Já entre as motos, os registros apontam CG150, CG 125, CBX 250 Twister e Biz.

Jornal de Piracicaba