small_20150601-6-1Piracicaba registrou a abertura de 1.633 empresas entre janeiro e o último dia do mês de abril, mostrou levantamento disponibilizado pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

O volume de constituições é 15,25% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 1.417 novas empresas na cidade.

Ao mesmo tempo, também houve aumento no número de fechamentos de firmas, embora em menor proporção. No quadrimestre de 2015, foram efetuadas 249 dissoluções, enquanto em 2014 havia sido registrado encerramento de 231 unidades — variação de 7,8%.

A maioria das empresas, tanto constituídas quando fechadas, está enquadrada como micros. Em seguida estão as EPPs (Empresas de Pequeno Porte) e, por fim, as unidades de enquadramento normal.

As proporções são similares no comparativo entre os dois anos. A busca pelo próprio negócio como fonte de renda, principalmente em épocas com mais dificuldade de se conseguir um emprego ou uma recolocação no mercado, é um dos motivos que podem explicar esse incremento no número de novas empresas, afirmou Ivens de Oliveira, professor do curso de Ciências Econômicas da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Segundo Oliveira, o potencial de consumo de Piracicaba e a diversidade econômica do município também são atrativos e motivam tanto a chegada de empresas já consolidadas quanto a abertura de novos negócios. “Esse incremento no número de novas empresas pode ser reflexo da busca em se ter o próprio empreendimento. As pessoas optam por abrir uma empresa acreditando no potencial de Piracicaba, que tem um nível de consumo interessante”, afirmou.

De acordo com ele, apesar da situação mais difícil da economia, setores como o de serviços seguem com bom desempenho, o que também justifica o aumento no número de novas firmas no município. “A economia de Piracicaba tem uma grande credibilidade e isso também está atrelado à diversificação econômica nos últimos anos, que nos permitiu aumentar o potencial de consumo e, consequentemente, expandir mercado”, disse.

O professor reforça que, antes de começar qualquer negócio, é preciso que os interessados estudem a viabilidade de abertura de empresa, o que envolve desde o investimento necessário até o local de instalação da empresa. “Mais do que conhecer bem a área de atuação do negócio que será aberto, o empreendedor precisa estudar o mercado e fazer um levantamento da viabilidade econômica. É preciso avaliar a concorrência, possíveis fornecedores, os custos para a abertura da empresa, as perspectivas de retorno do capital investido e a rentabilidade que o negócio trará. A avaliação do ambiente de negócios é fundamental para que ele avance em seus negócios”, relatou.

Um dos locais que mais recebeu novas empresas nos últimos meses foi o Shopping Piracicaba. E, segundo a coordenadora de marketing do centro de compras, Janaína Nunes, outras inaugurações estão previstas para breve. “No fim de abril, o Shopping Piracicaba comemorou um ano de uma nova fase em que se posiciona como o maior e mais completo centro de compras e entretenimento da região. Grandes aberturas também ocorreram durante este último ano, com marcas provenientes das metrópoles e dos maiores centros comerciais do Brasil e do Mundo. Outras inaugurações ainda estão previstas para os próximos meses”, informou.

Supervisor de uma loja de surfwear inaugurada em abril no centro de compras, Fernando Gonzales (foto) disse que o grande potencial da cidade e do shopping atraíram os investimentos para cá.

Segundo Gonzales, mesmo com o quadro da economia nacional não positivo neste momento, o município é referência por ter uma economia dinâmica e por abranger consumidores de todas as regiões.